Prefeitura
Carnaval pode ter causado atraso em parcela do IPTU
Diferentemente do IPVA, a prefeitura de Curitiba informou que a média dos moradores que pagaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com antecipação se manteve dentro da média histórica de 30%. Isso significa que cerca de 160 mil do total de 532 mil contribuintes do município quitaram o tributo até o dia 10 de fevereiro e, com isso, receberam o desconto de 5,5% oferecido este ano. Para quem não optou pelo pagamento à vista, a primeira das dez parcelas venceu entre 11 e 15 deste mês. Como as datas se misturaram aos dias de carnaval, o setor de finanças da prefeitura admite que o número de contribuintes com pagamentos em atraso pode aumentar. Quem se enquadra nessa situação, deve pagar o imposto em uma agência bancária: será cobrado juro de 1% ao mês, mais multa de 0,33% ao dia (limitada a 10%), além da correção monetária pelo IPCA.
Um em cada cinco contribuintes que costumam antecipar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) mudou seu comportamento no início deste ano. A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná constatou em janeiro uma queda de 20% na quitação adiantada, que rende desconto de 5% no valor do imposto devido. Os números sugerem que, sem os boletos bancários que este ano não foram enviados para a residência dos contribuintes , muitos proprietários de veículos podem ter se esquecido de realizar o pagamento."A ficha de compensação recebida pelos Correios servia como um lembrete para as pessoas, que colocavam o IPVA na agenda de pagamentos assim que ela aparecia na caixa postal", diz a inspetora geral de arrecadação da Fazenda, Suzane Gambetta. Ela destaca, no entanto, que a queda no número de pagamentos antecipados não significa inadimplência, mas sim que o imposto deixou de ser recolhido com a bonificação para o contribuinte. Até o dia 12 de fevereiro, o estado arrecadou R$ 242,5 milhões com o IPVA. Suzane afirma que, para comparar os números deste ano com o mesmo período de 2009, é necessário aguardar o fechamento do calendário no dia 26 a fim de ter um quadro preciso do universo de contribuintes que optaram pelo pagamento adiantado. "Além disso, neste ano tivemos uma queda média de 15% nos valores do IPVA. Isso tudo será levado em conta antes de fecharmos um comparativo com o ano passado", explica.
O governo estadual deixou de emitir boletos este ano com o argumento de evitar desperdícios. Fontes oficiais dizem que, em 2009, o custo de confecção e distribuição de 2,9 milhões de boletos de IPVA foi de R$ 3,14 milhões. Apesar disso, apenas 26% dos boletos ou 760 mil foram efetivamente utilizados. Os demais foram quitados por meio eletrônico.
Prazos
A próxima semana traz as datas-limite para o pagamento adiantado do IPVA de veículos com placa de final 6, 7, 8, 9 e 0. Para os veículos com placa de final 1 a 5, o pagamento com desconto não pode mais ser feito, pois o prazo foi encerrado entre 8 e 12 de fevereiro.
Proprietários de veículos que ainda não têm o documento para o pagamento do IPVA podem buscá-lo no site www.fazenda.pr.gov.br, onde é preciso informar o número do Renavam, impresso no documento do automóvel. Podem ser impressos uma guia para pagamento de IPVA no Banco do Brasil ou uma "ficha de compensação", que pode ser paga em qualquer agência ou posto da rede bancária.
O contribuinte também pode efetuar o pagamento do IPVA diretamente no caixa de uma agência do Banco do Brasil sem a necessidade de emissão de qualquer documento basta ter em mãos o número do Renavam. Os correntistas do BB têm a opção de recolher o imposto diretamente nos caixas automáticos e pela internet.
* * * * *
Interatividade
Você sentiu falta do boleto bancário para o pagamento do IPVA?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast