Curitiba A Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (Isae/FGV) pretendem fazer de Curitiba uma referência em sustentabilidade. O primeiro passo já foi dado e será apresentado hoje, na sede do Isae/FGV. Estratégias de gestão sustentável aplicadas na capital paranaense serão relatadas, a partir das 19 horas, no painel "Sustentabilidade em Mercados Emergentes: uma experiência brasileira". Essa mesma apresentação foi feita há cerca de dois meses na África do Sul, durante o 11.° Managing in the Global Economy. Além de ter sido um dos temas do encontro, Curitiba é uma das cidades candidatas a realizar o evento em 2009.
Segundo o superintendente do Isae/FGV, Norman de Paula Arruda Filho, a intenção é mostrar aos empresários e acadêmicos locais os projetos existentes. "Curitiba é uma cidade modelo em sustentabilidade, por isso promover essas iniciativas é importante", destaca.
Algumas das ações que serão apresentadas no evento são as campanhas Mais Curitiba e Centro Vivo, da Associação Comercial do Paraná (ACP). A primeira atividade envolveu a coordenação de um grupo de estudos com cerca de cem especialistas que identificaram estratégias de crescimento em sete áreas (comercial e serviços, cultura, turismo, esportes, negócios internacionais, urbanização e ciência e tecnologia) e entregaram os documentos aos candidatos à prefeito da cidade, que se comprometeram com a implantação das medidas.
O Centro Vivo foi implantado há dois anos pela ACP e visa revitalizar o centro de Curitiba. De acordo com o presidente da associação, Cláudio Slaviero, a maioria dos projetos ainda está em implantação, mas já existem resultados práticos. "Podemos citar o aumento do policiamento e de câmeras de segurança na região, além da realização de diversas campanhas promocionais que têm movimentado o comércio", afirma. Segundo Slaviero, os bairros Boqueirão e Sítio Cercado devem receber programas parecidos nos próximos meses.
Serviço: O painel "Sustentabilidade em Mercados Emergentes: Uma Experiência Brasileira" ocorre no auditório do Isae/FGV, na Av. Visconde de Guarapuava, 2943. Hoje, das 19h às 20h30. Entrada franca. Informações: 0800-6452211.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast