• Carregando...

O Brasil iniciou o segundo trimestre do ano com um ritmo mais forte de crescimento, de acordo com o indicador de atividade econômica medido pela Serasa Experian, segundo o qual a economia brasileira teve alta mensal de 1,2% em abril.

Na comparação com o mesmo mês de 2012, o avanço foi de 4,3%, enquanto no acumulado do ano a atividade econômica registra crescimento de 2,5%.

Para os economistas da Serasa, o avanço foi resultado pelo calendário favorável, com o deslocamento do feriado da Páscoa para março e o de Tiradentes caindo em um domingo, o que gerou mais dias úteis de produção.

Esse efeito, segundo a empresa, teve impacto direto na atividade industrial, que registrou alta de 2,5% na comparação com março e de 5,6% diante de abril do ano passado. No entanto, esse efeito será contrabalançado por maio, quando, segundo os especialistas, será devolvida parte da alta de abril.

Em abril, além da alta na atividade industrial, foi registrado crescimento de 1,0% no setor agropecuário e de 0,7% do setor de serviços.

Já do lado da demanda agregada, os investimentos são destaque, com alta de 6,5% em relação a março deste ano e de 15,8% frente ao mesmo mês de 2012. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, os investimentos tiveram alta de 6,1% em relação ao mesmo período de 2012.

As exportações tiveram crescimento de 1,3% em abril, mas, no acumulado do ano, têm queda de 1,9%. As importações subiram 7,9% na comparação mensal.

Houve recuo no consumo das famílias (0,4%) e no do governo (0,2%). No entanto, ambos os segmentos registram alta no acumulado dos primeiros quatro meses do ano, com altas de 2,1% e de 1,3%, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]