Paraná tem melhor desempenho da Região Sul
O Paraná criou em maio 9.713 empregos, aumento de 0,37% em relação ao número de carteiras assinadas de abril. O desempenho foi o terceiro melhor do país e o primeiro da Região Sul, segundo o Caged.
"Em dois anos e cinco meses, o governo Beto Richa criou 287.939 empregos, graças à política de atração de investimentos e à valorização e diálogo com empresários e trabalhadores", analisou o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli.
O país criou 72 mil novos empregos formais durante o mês de maio, o pior resultado para o mês em pelo menos dez anos. No mesmo mês do ano passado, foram criadas 139,7 mil vagas, quase o dobro do saldo alcançado em maio de 2013. Houve queda significativa também na comparação entre maio e o mês anterior. Em abril deste ano, foram gerados 196,9 novos postos de trabalho.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregos (Caged), divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho. O saldo de vagas criadas em maio foi resultado de 1,827 milhão de admissões e 1,755 milhão de desligamentos.
Setores
Houve aumento do número de vagas em sete dos oito setores pesquisados pelo governo: agricultura (33,8 mil novos postos), serviços (21,2 mil), indústria de transformação (15,8 mil), administração pública (2,9 mil), extrativa mineral (192), serviços industriais de utilidade pública (94) e comércio (34).
O setor de construção civil apresentou retração com o corte de 1,9 mil vagas formais. Segundo o Ministério do Trabalho, o desempenho deve-se, em parte, ao encerramento das obras ligas à Copa das Confederações.
Regiões
O nível de emprego aumentou em dezessete unidades federativas durante o mês passado. O Piauí apresentou maior crescimento percentual, com a criação de 2,2 mil vagas e alta de 0,83% no estoque de postos formais.
Dentre as unidades que perderam empregos estão Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast