Cerca de 80% das crianças e jovens navegam na internet sem o controle dos pais. Na verdade, 45% dos pais nem faz idéia de quanto tempo seus filhos passam em frente ao computador. Esse é o resultado de uma pesquisa da consultoria Prince & Cooke, que entrevistou mães e pais de crianças de 7 a 14 anos.
A pesquisa diz ainda que dois terços dos pais e responsáveis sabe da existência de filtros que bloqueiam o acesso a sites indesejados. Mas apenas 10% dos entrevistados afirmaram usar algum tipo de mecanismo para controlar o que é exibido nas telas dos computadores.
Para Pablo Tedesco, um dos responsáveis pela pesquisa, "uma criança sozinha em frente a um computador com internet está tão insegura como se estivesse no meio de uma praça".
Seguem abaixo alguns tipos de filtros para a internet, que podem ajudar as famílias a controlar o acesso dos jovens. Nem todos são gratuitos. Para verificar como adquiri-los, vale visitar os sites oficiais:
AOL Parent Control (www.aol.com/info/parentcontrol.html) WebBlock (www.webblock.net) Family.net (www.family.net) Cyber Patrol (www.cyberpatol.com) NetFilter (em português) (www.netfilter.com.br) Norton Internet Security (www.symantec.com) Pomblocker (hometown.aol.com/urlblocker/myhomepage/business.html) Noahs Web (www.noahsweb.com) The Internet Filter (www.internetfilter.com/iifnot.html)