Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trabalho

País perdeu 650 mil empregos em dezembro

A atual crise levou o mercado de trabalho a registrar em dezembro o pior resultado para o mês da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, iniciada em 1992. Foram fechados mais de 650 mil postos de trabalho, superando a estimativa anterior de 600 mil, segundo dados antecipados pelo governo à reportagem. O número oficial será divulgado na próxima segunda-feira.

No mês passado cresceu 4,6%, para 513.006, o número de pedidos de seguro-desemprego sobre dezembro de 2007. No ano, a alta foi de 8,1%, para 6,8 milhões.

Lula

Após se reunir com o presidente da Bolívia, Evo Morales, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, apesar das demissões, 2008 fechará com saldo de cerca de 1,5 milhão de vagas geradas. Ele chegou a dizer que haviam sido perdidas 800 mil vagas em dezembro, número corrigido depois por sua assessoria de imprensa para cerca de 600 mil. A média histórica para o período fica entre 300 mil e 400 mil desligamentos. "A crise é motivo de preocupação, mas não pode ser motivo de precipitação do governo, muito menos dos empresários. Tivemos uma anormalidade no mês de dezembro."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros