O país possui 61 destinos com demanda para receber voos da aviação comercial regular, mas que não entraram na malha das companhias aéreas por falta de infraestrutura adequada.

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Os 61 destinos estão contemplados no programa do governo federal para a aviação regional, que prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos.

A lista dos destinos prioritários para as companhias aéreas, que inclui cidades como Guarujá, no litoral paulista, Feira de Santana (BA) e Lucas do Rio Verde (MT), será apresentada ao governo esta semana, em uma reunião marcada para a próxima terça-feira.

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Segundo o presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, uma vez feito o investimento nesses aeroportos, em 90 dias as companhias teriam condições de iniciar voos. Segundo Sanovicz, a demanda nessas cidades se justifica sem os subsídios prometidos pelo governo para a aviação regional.

A lista dos aeroportos regionais faz parte de uma longa agenda a ser discutida com o ministro Moreira Franco (Aviação Civil) e o presidente da Anac, Marcelo Guaranys.

A pauta mais premente está relacionada às perdas bilionárias das empresas, principalmente devido à desvalorização do real e à alta do combustível. As empresas querem a redução de impostos e uma nova política de preços para o combustível por parte da Petrobras.

No encontro, os presidentes de TAM, Gol, Azul e Avianca também devem apresentar propostas de melhorias para aeroportos em que elas já operam, incluindo a adoção do sistema de navegação aérea por satélite PBN (sigla em inglês para navegação baseada em performance, da sigla em inglês.

Outra preocupação que deve entrar na pauta do encontro é a relação com as concessionárias dos aeroportos privatizados. As empresas querem que a Anac faça um acompanhamento dos contratos de concessão para evitar cobranças abusivas por serviços e uso da infraestrutura.

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Furto de bagagem

As empresas aéreas devem sugerir ainda a criação de um plano de ação para coibir furtos de malas nos aeroportos. "Há casos em que a responsabilidade é nossa, mas há outros em que os furtos poderiam ser evitados caso houvesse mais segurança no trajeto das malas nas áreas restritas dos aeroportos", diz Sanovicz.

Aeroportos

1. Tarauacá/AC2. Arapiraca/AL3. Oiapoque/AP4. Boca do Acre/AM5. Borba/AM6. Carauari/AM7. Itacoatiara/AM8. Labrea/AM9. Manicoré/AM10. Maués/AM11. Bom Jesus da Lapa/BA12. Feira de Santana/BA13. Guanambi/BA14. Jequié/BA15. Paulo Afonso/BA16. Teixeira de Freitas/BA17. Sobral/CE18. Cachoeira do Itapemirim/ES19. Linhares/ES20. Itumbiara/GO21. Barra do Garças/MT22. Cáceres/MT23. Juara/MT24. Juina/MT25. Lucas do Rio Verde/MT26. São Feliz do Araguaia/MT27. Três Lagoas/MS28. Divinópolis/MG29. Paracatu/MG30. Caldas/MG31. Teófilo Otoni/MG32. Almeirim / Monte Dourado/PA33. Conceição do Araguaia/PA34. São Felix do Xingu/PA35. Francisco Beltrão/PR36. Guarapuava/PR37. Ponta Grossa/PR38. Umuarama/PR39. Caruaru/PE40. Parnaíba/PI41. São Raimundo Nonato/PI42. Angra dos Reis/RJ43. Bagé/RS44. Erechim/RS45. Rio Grande/RS46. Santa Cruz do Sul/RS47. Santa Maria/RS48. Santa Rosa/RS49. Sant'Ana do Livramento/RS50. Santo Angelo/RS51. Uruguaiana/RS52. Mossoró/RN53. Guajará-Mirim/RO54. Caçador/SC55. Lages/SC56. Araraquara/SP57. Franca/SP58. Guaratinguetá/SP59. Santos/SP60. Sorocaba/SP61. Gurupi/TO

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