Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Varejo

Pais vão gastar mais em presentes

Simone Morais e a pequena filha Ana Laura: jogo educativo é o primeiro presente de Dia das Crianças | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Simone Morais e a pequena filha Ana Laura: jogo educativo é o primeiro presente de Dia das Crianças (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Se depender da disposição dos pais, o próximo 12 de outubro promete ser inesquecível para as crianças de Curitiba e região metropolitana. Segundo levantamento encomendado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), os pais pretendem gastar neste Dia das Crianças, em média, R$ 246 em presentes para os filhos – o que representa um aumento de 132% em relação ao ano passado. De acordo com a pesquisa, 36,5% dos pais declararam a intenção de gastar mais em presentes para os filhos, e outros 42% pretendem gastar a mesma quantia do ano passado.

O comércio acompanha a animação dos consumidores, e espera repetir o desempenho do Dia das Mães e o dos Pais deste ano, que registraram, em média, aumentos de 10% no volume de vendas. De acordo com levantamento da Serasa Experian, 57% dos lojistas entrevistados afirmaram acreditar em um aumento no faturamento em relação a 2009. Este é o maior registro positivo desde que a instituição começou a pesquisar o setor, em 2005.

O segmento mais beneficiado é o dos brinquedos. O levantamento da Serasa Experian estima que esse tipo de presente responderá por 65% do total de vendas para o Dia das Crianças. Em seguida aparecem jogos eletrônicos (10%), telefone celular (7%) e aparelhos eletrônicos (5%). A lista converge com as intenções de compra dos pais em Curitiba, segundo a ACP: 52,5% declararam que vão comprar brinquedos; 22%, roupas; e 8,9%, sapatos.

Lorena Martins, gerente da loja de brinquedos Ri Happy do Shopping Curitiba, informa que a rede trabalha com um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. "O Dia das Crianças é o nosso segundo Na­­tal. Por causa disso, a preparação da loja começou muito antes, com investimentos na contratação de gerentes, funcionários temporários e treinamento de pessoal", cita.

Além da decoração da vitrine e da oferta de brindes, Lorena cita a expansão do prazo de pagamento como um dos maiores atrativos para o cliente. "Par­celamos em até 10 vezes no cartão de crédito próprio da loja e em até 6 vezes nos outros, facilitando para que as pessoas comprem ainda mais", afirma.

Estreia

Para a administradora Simone Morais, o 12 de outubro deste ano terá um significado

especial. É o primeiro Dia das Crianças de sua filha Ana Laura, de 1 ano de idade. Para marcar a passagem da data, Simone comprou um jogo educativo para crianças na primeira infância, pelo qual pagou R$ 189. "Agora o Dia das Crianças passou a ser uma celebração familiar. Queremos aproveitar a oportunidade para reunir os parentes e suas crianças", relata.

Simone avalia que o valor gasto para presentear a filha ficou dentro do planejamento. "Tinha uma ideia do tipo de produto que eu queria, então fui a uma loja que eu já conhecia e onde sempre compro", conta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.