
Games - É tempo de compras e de lançamentos
Para os vendedores de jogos eletrônicos, o Dia das Crianças tem importância dupla. Além de ser uma data em que os pais estão mais dispostos a despender até R$ 300 em um jogo de videogame, outubro é um mês em que, tradicionalmente, ocorrem vários lançamentos de novos títulos.
"Estamos estocando os jogos mais procurados, e comprando uma quantidade maior de lançamentos", afirma Denien Hanashiro, gerente da Only Games. "Também vendemos mais consoles (aparelhos) para pais que procuram especialmente para o Dia das Crianças", complementa.
Embora ganhar roupas seja uma das maiores frustrações da vida de uma criança, as lojas de vestuário infantil também esperam aumento nas vendas. "Dia dos Crianças não é tão forte para o setor de roupas", avalia Regiane Lemos Guttierres, gerente da Lilica & Tigor. Para ajudar a alavancar as vendas, a loja oferece como brinde uma lousa mágica a cada compra de qualquer valor.
Se depender da disposição dos pais, o próximo 12 de outubro promete ser inesquecível para as crianças de Curitiba e região metropolitana. Segundo levantamento encomendado pela Associação Comercial do Paraná (ACP), os pais pretendem gastar neste Dia das Crianças, em média, R$ 246 em presentes para os filhos o que representa um aumento de 132% em relação ao ano passado. De acordo com a pesquisa, 36,5% dos pais declararam a intenção de gastar mais em presentes para os filhos, e outros 42% pretendem gastar a mesma quantia do ano passado.
O comércio acompanha a animação dos consumidores, e espera repetir o desempenho do Dia das Mães e o dos Pais deste ano, que registraram, em média, aumentos de 10% no volume de vendas. De acordo com levantamento da Serasa Experian, 57% dos lojistas entrevistados afirmaram acreditar em um aumento no faturamento em relação a 2009. Este é o maior registro positivo desde que a instituição começou a pesquisar o setor, em 2005.
O segmento mais beneficiado é o dos brinquedos. O levantamento da Serasa Experian estima que esse tipo de presente responderá por 65% do total de vendas para o Dia das Crianças. Em seguida aparecem jogos eletrônicos (10%), telefone celular (7%) e aparelhos eletrônicos (5%). A lista converge com as intenções de compra dos pais em Curitiba, segundo a ACP: 52,5% declararam que vão comprar brinquedos; 22%, roupas; e 8,9%, sapatos.
Lorena Martins, gerente da loja de brinquedos Ri Happy do Shopping Curitiba, informa que a rede trabalha com um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. "O Dia das Crianças é o nosso segundo Natal. Por causa disso, a preparação da loja começou muito antes, com investimentos na contratação de gerentes, funcionários temporários e treinamento de pessoal", cita.
Além da decoração da vitrine e da oferta de brindes, Lorena cita a expansão do prazo de pagamento como um dos maiores atrativos para o cliente. "Parcelamos em até 10 vezes no cartão de crédito próprio da loja e em até 6 vezes nos outros, facilitando para que as pessoas comprem ainda mais", afirma.
Estreia
Para a administradora Simone Morais, o 12 de outubro deste ano terá um significado
especial. É o primeiro Dia das Crianças de sua filha Ana Laura, de 1 ano de idade. Para marcar a passagem da data, Simone comprou um jogo educativo para crianças na primeira infância, pelo qual pagou R$ 189. "Agora o Dia das Crianças passou a ser uma celebração familiar. Queremos aproveitar a oportunidade para reunir os parentes e suas crianças", relata.
Simone avalia que o valor gasto para presentear a filha ficou dentro do planejamento. "Tinha uma ideia do tipo de produto que eu queria, então fui a uma loja que eu já conhecia e onde sempre compro", conta.
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