A fabricante de computadores de mão Palm lançou seu primeiro computador do tipo laptop. O novo Foleo, apresentado nos Estados Unidos na quarta-feira, foi criado para funcionar em conjunto com os celulares que trazem recursos de computador, os chamados smartphones.
O computador, que mais parece um notebook, tem tela de 10 polegadas, teclado de tamanho padrão, acesso à internet via redes Bluetooth ou Wi-Fi, aplicativos compatíveis com Word, Excel e PowerPoint, e pesa apenas 1,13 quilos. Baseado em sistema operacional Linux, o novo terminal visualiza e edita os e-mails e documentos que o usuário possui em seu smartphone.
Chamado de "mobile companion" ou "portátil de companhia", o Foleo tem porta USB, saída para vídeo, entrada para fone de ouvido e entradas para cartões SD e Compact Flash para expansão da memória. Segundo a Palm, o novo computador de mão foi criado para funcionar com a maioria dos modelos de smartphones baseados em Windows Móbile, bastando uma atualização de software.
- Os smartphones serão os computadores pessoais predominantes no planeta, capazes de fazer tudo o que os desktops podem fazer. No entanto, existem momentos em que as pessoas precisam de uma tela grande e um teclado com o tamanho padrão. À medida que os smartphones ficam menores, essa necessidade aumenta - disse Jeff Hawkins, fundador da Palm, em comunicado.
O mobile companion Palm Foleo ainda não está disponível no Brasil, mas sua previsão é para o segundo semestre de 2007. O novo portátil deve custar cera de US$ 500.