• Carregando...

Quem gosta de música vai ficar doido com o Pandora (www.pandora.com), serviço de busca de canções que vai além do streaming e do download: tal qual a expressão que lhe deu origem (Caixa de Pandora), o Pandora é um projeto curioso e surpreendente. Foi criado há seis anos por uma equipe de especialistas em música liderada pelo americano Tim Westergren e tem como diferencial o fato de classificar os estilos musicais e separar as canções pela sua carga genética.

Para entender melhor: uma vez no site, o usuário pode pesquisar sobre um cantor ou estilo musical e ter como resposta a árvore genealógica da canção, oferecendo suas derivações de estilo, idioma semelhante e ritmo. As respostas trazem não só as obras do artista pesquisado como sugerem outras opções, sempre seguindo a genética da busca original. Um exemplo: buscamos por Tom Jobim e encontramos músicas do mestre, as feitas em parceria com Vinícius de Moraes e o site ainda sugere outros artistas com perfil semelhante.

O banco de dados do projeto conta com mais de 400 mil músicas, de 20 mil artistas, de conhecidos a novos talentos, que podem ser boas surpresas. Além disso, há jóias raras, estilos e álbuns difíceis de encontrar em lojas e até em outros serviços de download de músicas.

O site foi construído em Flash e é super-simples de usar. Para encontrar os artistas, basta digitar o nome e o site monta uma espécie de rádio virtual (streaming) para que se possa ouvir também canções com estilo semelhante. O usuário pode ainda montar sua própria programação de rádio – até cinco "estações" gratuitas – e passar bons momentos em companhia de boa música. (JPP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]