Obras na BR-116 (no trecho entre Curitiba e São Paulo) causaram o rompimento dos cabos de internet e telefonia nesta quarta-feira (24), que deixou milhares de consumidores da Região Sul sem acesso a esses serviços. A informação foi repassada pela Autopista Regis Bittencourt, que administra o trecho onde ocorreu o acidente, na manhã desta quinta-feira (26).
De acordo com a concessionária, o problema ocorreu no quilômetro 66 da rodovia, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Uma das máquinas provocou o rompimento dos cabos da empresa Global Crossing, de acordo com a assessoria de imprensa da concessionária.
As obras eram realizadas para conter a erosão na pista do sentido São Paulo-Curitiba. Os trabalhos na rodovia foram suspensos nesta quinta-feira, por causa da chuva.
A Anatel informou que o problema ocorreu em Campina Grande do Sul, mas ainda não confirmou que a falha foi ocasionada pela obra nem qual era a empresa responsável pelo cabeamento. A agência reguladora deve se pronunciar sobre o caso, por meio de nota oficial, nesta quinta-feira (26).
Consumidores de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram problemas com os serviços entre 13h e 16h30 desta quarta-feira (26), de acordo com a Anatel. Clientes relataram à Gazeta do Povo ter enfrentado o problema por ainda mais tempo.
Operadoras não sabem quantos clientes foram afetados
Um dia após o "caladão", pane que afetou os serviços de internet e telefonia na Região Sul, as operadoras de telefonia ainda não sabem informar quantos clientes foram afetados.
TIM e Vivo informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que ainda não tinham o dado, porém, a informação deve ser divulgada em breve. As assessorias de imprensa da GVT e da Claro disseram que não vão divulgar os números, pois não se tratou de um problema específico dessas empresas. A operadora OI afirmou que os clientes da Região Sul não foram afetados.
A Copel informou que os clientes do seu serviço de internet rápida foram afetados cerca de 1,5 mil clientes corporativos usam a Copel como provedora. Backbones são a espinha dorsal das redes de internet
Todas as conexões de internet das empresas e domicílios estão conectadas a um servidor, que eventualmente chegam a um backbone, ou espinha dorsal, o trecho de maior capacidade de tráfego de internet. Os backbone são como rodovias, que conectam todos os estados brasileiros, e ligam o Brasil com o exterior. Há várias empresas operando backbone, e as operadoras de telefonia móvel ou de internet utilizam o serviço dessas fornecedoras. Em caso de pane em um backbone, portanto, é comum que algumas operadoras sejam afetadas, mas outras não.
No caso de ontem, Net Virtua e Oi não apresentaram problemas, possivelmente porque suas redes não são diretamente dependentes do tráfego de dados que passa no local em que houve o rompimento de cabos. A Copel, que ficou sem conexão à internet, chegou a informar que a Level 3, uma de suas fornecedoras e dona de um backbone entre Paraná e São Paulo, teve problemas em sua rede.
A Level 3 informou, via nota, que "houve uma interrupção temporária do serviço", mas não explicou o motivo. Disse também que outras fornecedoras devem ter sido afetadas e que não é a única responsável pela pane.