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Para a IBM, o futuro está na colaboração

Jacob, da IBM: trabalhar com o público é mais barato | Divulgação
Jacob, da IBM: trabalhar com o público é mais barato (Foto: Divulgação)

São Paulo - "Se eu tivesse que descrever o futuro em uma palavra, ela seria ‘colaboração’." A frase de Jean Paul Jacob, pesquisador emérito da IBM, resume bem a idéia que circulou no IBM Forum 2008, na semana passada, em São Paulo. O engenheiro brasileiro, que há mais de 20 anos mora nos Estados Unidos, defende que será cada vez mais importante a participação das pessoas nos processos de inovação das empresas.

"É muito mais barato ouvir o público. Você não gostaria de ter alguém ajudando a fazer seu trabalho, sem ganhar pra isso?" brinca o pesquisador. "Isto já está acontecendo. Cada vez que você vai ao caixa eletrônico, torna-se um funcionário do banco."

Com uma visão semelhante, o vice-presidente global da IBM, Mark Hennessy, diz que é preciso tirar proveito das habilidades, as capacidades das pessoas, independente de onde elas estejam. E aí está, segundo o executivo, um grande desafio para os profissionais de tecnologia da informação – trabalhar com ferramentas para que todos colaborem e participem. "Temos mais de 360 mil funcionários no mundo todo. Temos que tirar proveito das ferramentas, das redes sociais, para aproveitar esta multidão toda, fazer com que elas participem."

Plataforma

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) pretende fazer uso deste conceito para criar um planejamento estratégico para a área de software no Brasil para 2009 e 2010. Durante o fórum, a entidade lançou, em parceria com a IBM, um projeto batizado de "Concerto de Idéias On-line". A proposta é ouvir o que tem a dizer as 22 filiais da Softex no país, os mais de 1,5 mil fornecedores de software ligados à entidade, e outras comunidades da área de TI, através da rede mundial de computadores. O "encontro on-line" acontece entre os dias 4 e 6 de novembro. Em seguida o documento será aprovado pela diretoria da Softex e encaminhado ou governo federal.

Para fazer isso, a Softex vai usar o IBM Idea Factory, uma solução de rede social colaborativa de Web 2.0 criada pela multinacional. A plataforma oferece recursos para que os participantes enviem, classifiquem e aprimorem as idéias.

O Idea Factory foi criado há dois anos, a partir de um investimento de R$ 2 milhões, segundo o vice-presidente de software da IBM na América Latina, Marcelo Zuccas. A parceria com a Softex deve servir de vitrine para a plataforma, que até então, havia sido utilizada apenas internamente pela IBM. "Não tenho dúvidas de que a inovação, cada vez mais, vai vir de fora para dentro das empresas. Esse projeto é a viabilização desse caminho da inovação."

Com a plataforma, a própria IBM já desenvolveu projetos para ouvir seus funcionários no mundo todo. Por meio do Idea Factory a empresa buscou idéias, por exemplo, de como poderia mudar sua imagem de fornecedora de hardware para fornecedora de serviços.

A jornalista viajou a convite da IBM.

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