A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) considera "preocupante" a intenção do governo de antecipar o leilão da faixa de 700 MHz para uso da banda larga móvel 4G (quarta geração) no país.

CARREGANDO :)

Conforme a Folha de S.Paulo antecipou em reportagem publicada no domingo (5), o Ministério das Comunicações pretende colocar a frequência de 700 MHz em leilão no próximo ano.

Atualmente, esta faixa é de uso exclusivo das TVs abertas para transmissão de seus sinais (do canal 2 ao 69).

Publicidade

De acordo com nota da associação, as empresas de telefonia demonstram interesse em ocupar mais espectro "de forma surpreendente no momento em que é notória sua dificuldade em atender o usuário de forma adequada".

A Abert diz ainda que "a medida pode comprometer o acesso de uma grande parcela da população ao sinal dos canais de televisão aberta que chegam a 96% dos domicílios brasileiros, com conteúdo livre e gratuito".

O texto é assinado pela presidente da associação, Emanuel Soares Carneiro.O uso efetivo da faixa pelas teles nos grandes centros urbanos só será possível a partir de 2016, quando for completada a transição da TV analógica para a TV digital.

No entanto, nas demais regiões do país, já há espaço disponível para uso imediato de internet móvel na faixa de 700 MHz.