O Google anunciou nesta quinta-feira (30) o lançamento do aplicativo YouTube Kids no Brasil. Nos Estados Unidos, o app foi lançado há mais de um ano e o número de downloads ultrapassa os 10 milhões.
Disponível para as plataformas móveis Android e iOS, a ferramenta disponibiliza conteúdo audiovisual educativo voltado para crianças entre 2 e 8 anos de idade. Para facilitar o uso, os pais podem escolher a faixa etária dos pequenos, que se divide em pré-escolar, idade escolar ou todas as idades.
No cardápio, vídeos de personagens já conhecidos das crianças, como Galinha Pintadinha, Patati Patatá e Turma da Mônica.
Controle
Os pais podem ter total controle do uso do aplicativo pelos filhos, que é protegido por senha. O responsável pode, por exemplo, determinar, em um timer especial, a quantidade de tempo permitida para que a criança assista aos vídeos.
Também é possível escolher se o pequeno poderá ou não realizar buscas – que podem ser feitas por texto ou por voz – dentro do aplicativo. Se a opção for pelo “não”, ficarão disponíveis vídeos de apenas quatro categorias: séries, músicas, aprender e explorar.
Publicidade
O Google afirmou que o controle de publicidade na versão Kids do aplicativo será bastante rigorosa. Os anúncios, que não serão clicáveis, não trarão produtos voltado ao público adulto como cosméticos – propagandas de brinquedos, porém, podem aparecer.
Colaborou: Mariana Balan.