Rio de Janeiro O programa "Computador para todos" é um sucesso, não dá para negar. Segundo o governo, mais de 600 mil máquinas foram vendidas em 2006 a preços módicos, depois que se isentou os fabricantes de equipamentos das altas tarifas praticadas no segmento. O projeto também fez com que a indústria tradicional baixasse os preços para competir com as marcas que se cadastraram no programa.
Ou seja, o governo acertou dos dois lados. Mas errou num terceiro ponto: o "Computador para todos" estaria incentivando a pirataria de software. É o que diz a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes).
De acordo com um estudo encomendado pela entidade ao instituto de pesquisa Ipsos, 73% dos compradores de PCs populares desinstalaram o sistema operacional de código aberto, pré-instalado nos micros do programa do governo, substituindo-o por outro, de código proprietário em um prazo de 31 dias. Dando nomes aos bois: os usuários trocaram o Linux, que vem nas máquinas, por versões de Windows. Na maioria das vezes, diz a Abes, por cópias piratas.
O governo federal contesta o levantamento. De acordo com Sérgio Rosa, diretor do Serpro, um dos responsáveis pelo programa "Computador para todos", o critério de seleção dos entrevistados não ficou claro. "Em primeiro lugar, esta é uma sondagem, não uma pesquisa. Depois, as entrevistas foram feitas no Paraná e em São Paulo, regiões que têm uma certa tipicidade", diz Rosa. "O levantamento diz que 73% dos compradores trocaram de sistema, mas antes todo mundo comprava no mercado cinza".
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal. Ouça o 15 Minutos
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast