A Kroton, maior grupo educacional brasileiro, quer aumentar sua participação no mercado de pós-graduação a partir de parceria com a startup do Vale do Silício Udacity. As companhias lançaram juntas nesta sexta-feira (28) um curso de MBA em marketing digital, o primeiro desenvolvido pela startup no modelo com instituição brasileira.
Com 1 milhão de alunos no ensino superior, área responsável por 97% do faturamento da companhia, a Kroton tem 40 mil alunos na educação continuada.
Ele afirma que, devido às mudanças trazidas pelo avanço tecnológico, boa parte dos estudantes das escolas ligadas à Kroton trabalharão em áreas que ainda não existem, o que aumentará a necessidade do desenvolvimento de cursos que os manterão atualizados.
Para conseguir dar mais atenção a essa área, a Kroton criou divisão separada para cuidar de cursos de pós-graduação, com equipe de marketing e de tecnologia própria, conta Paulo de Tarso, vice-presidente de pós-graduação na empresa.
LEIA TAMBÉM: Novo Cubo Itaú inaugura em agosto e será maior centro de empreendedorismo da América Latina
A maior autonomia, segundo ele, permite que a área cresça, sem ter de disputar o tempo dos profissionais com os projetos da graduação que, por ser uma área maior, tende a tomar mais tempo deles.
Segundo Tarso, o mercado de pós-graduação no Brasil é maior do que o de graduação à distância. Enquanto o de educação continuada movimenta R$ 4 bilhões, o segundo é de R$ 3,5 bilhões, diz.
A Udacity, criada em 2011, tem cerca de 40 mil alunos em cursos online na área de tecnologia, 7 mil deles no Brasil, onde a startup tem sua segunda maior operação. A empresa tem alunos em 160 países.
Com faturamento de US$ 70 milhões em 2017, a startup tem entre seus investidores o braço de investimentos do Google.
O curso criado pelas duas empresas terá duração de dez meses e será baseado em vídeos, atividades online e realização de projetos. Ele terá custo de cerca de R$ 6 mil.
RAIO-X da parceria:
Kroton
Faturamento em 2017 R$ 7,2 bilhões
Alunos 997 mil (ensino superior)
Marcas Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Leonardo da Vinci
Concorrentes Estácio e Anima
Udacity
Faturamento em 2017 US$ 70 milhões (cerca de R$ 270 milhões)
Alunos 40 mil ativos, 7.000 deles no Brasil
Principais investidores Google Ventures, Drive Capital e Andreessen Horowitz
Concorrentes Alura, Coursera e edx
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast