A disputa entre os aplicativos de trocas de mensagens pela preferência dos donos de smartphones vai se tornar ainda mais acirrada este ano pelo menos no Brasil. O Viber, plataforma criada em 2010 pelo israelense Talmon Marco, desembarcou mês passado em São Paulo com a missão de arregimentar usuários e bater de frente com o todo poderoso WhatsApp.
O country manager (gerente local) do app no Brasil, Luiz Felipe Barros, esteve em Curitiba semana passada para buscar parcerias com empresas locais e começar a colocar em prática o plano de expansão da marca em solo brasileiro.
O escritório no país ainda conta com uma estrutura modesta são três funcionários e tem o foco na área de marketing. Além do Brasil, foram montadas operações locais na Índia, Filipinas e Vietnã.
"O Brasil já adotou o Viber. Temos uma base de usuários muito forte. Com a nossa chegada, pretendemos acelerar a adoção do produto e fazer com que as pessoas conheçam melhor os recursos disponíveis", afirma Barros.
A estratégia será baseada principalmente no uso de mídias digitais e no relacionamento direto com usuários. Nada de comerciais na tevê ou contratos com celebridades, adianta o executivo recentemente, o WeChat, que pertence à chinesa Tencent, chamou Neymar para ser seu garoto-propaganda.
Hoje, o Viber conta com 300 milhões de usuários em todo o mundo 10 milhões no Brasil. Números ainda distantes dos concorrentes de renome, como o WeChat, que soma 500 milhões de conectados, e o próprio WhatsApp, com sua base de 430 milhões de usuários fiéis. Mesmo assim, há espaço para crescer. Segundo cifras da empresa, 10 mil brasileiros aderem por dia ao Viber.
O principal diferencial do app é a possibilidade de efetuar ligações entre os usuários da plataforma e mesmo para telefones fixos e móveis, como no Skype, com tarifas menores do que as oferecidas por empresas de telefonia. Além disso, o aplicativo também tem versões para desktop e tablets sistemas ainda inacessíveis para o WhatsApp, por exemplo. O download é gratuito, assim como a troca de mensagens e ligações de Viber para Viber.
Recursos que, defende Barros, tornam o app mais "completo" do que seu principal concorrente. "O WhatsApp é um aplicativo bom, mas bem básico. Já o Viber não te limita, não te deixa preso no celular. O WhatsApp é um carro 1.0 que funciona bem e você tem que eventualmente pagar. O Viber é um carro 2.0, com ar condicionado, direção hidráulica e câmbio automático, em que você anda de graça", alfineta o executivo.