Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Para Dilma, acordo com UE nunca esteve tão próximo

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que nunca Mercosul e União Europeia estiveram tão próximos de concluir um acordo de livre comércio, numa negociação que se arrasta há 14 anos. Ao participar da 7.ª Cúpula Brasil-União Europeia, em Bruxelas, Dilma comemorou o agendamento de uma reunião para o próximo dia 21, quando técnicos do Brasil e da UE tentarão alinhavar propostas dos dois blocos para acelerar as discussões. "Hoje temos a possibilidade real e concreta de fazer o acordo", disse. "Estamos pela primeira vez, desde 2000, perto de realizar este fato."

O presidente do Conselho da UE, Herman Van Rompuy, definiu o atual momento das negociações como uma "fase crucial" entre os dois blocos. O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, citou o poeta Vinícius de Moraes, que disse que "a vida é arte do encontro", e endossou o otimismo do Brasil em relação à provável costura de um acordo, apesar da presença de antigas "sensibilidades" em algumas áreas, as quais não quis mencionar, embora as diferenças no setor agrícola e de subsídios sejam conhecidas.

A presidente não quis prever um prazo para o fechamento do acordo, ao contrário de empresários brasileiros que sinalizaram com a necessidade de uma conclusão em 60 dias, antes das eleições do Parlamento Europeu em maio.

Arestas

Ao lado dos líderes europeus, Dilma fez questão de se "manifestar de forma veemente", como ela mesma disse, contra a iniciativa da UE de contestar a Zona Franca de Manaus e também o programa Inovar-Auto. "Estranhamos a contestação feita pela Europa na OMC, mesmo sabendo que é uma consulta prévia, de programas que são essenciais ao desenvolvimento sustentável da economia brasileira", disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.