São Paulo - A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem que o pior já passou para o setor sucroalcooleiro. Segundo ela, o governo fez o que podia por meio da injeção de recursos para capital de giro e estocagem a fim de amenizar os efeitos da crise. Ela participou ontem do Ethanol Summit 2009, realizado em São Paulo.
O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, que participou do Ethanol Summit, afirmou ontem que o Brasil precisa provar para o mundo que pode produzir combustível renovável sem afetar seu próprio meio ambiente. "O Brasil terá que resolver este problema interno, local, para depois tentar resolver o problema global", disse Clinton.
Ele afirmou ainda que o mundo tem certeza de que o etanol de cana-de-açúcar é o biocombustível mais eficiente para combater os problemas de aquecimento global. Porém, ponderou que, se o etanol de cana começar a ser utilizado em larga escala, a produção de cana poderá se expandir de forma expressiva para as áreas de pastagem de gado, empurrando o gado e os grãos para a Amazônia.