Em meio ao cenário econômico recessivo, as operadoras têm acirrado a briga no mercado para reter seus clientes. Depois de a TIM e a Oi anunciarem o fim das cobranças diferenciadas em ligações para outras operadoras, na semana passada, a Claro comunicou nesta terça-feira (10) que vai liberar acesso ilimitado a seus clientes com planos pós-pago às redes sociais Facebook e Twitter e ao aplicativo de mensagens WhatsApp.
Diferente de promoções semelhantes adotadas anteriormente pela própria Claro, desta vez os usuários poderão continuar navegando pelas redes e pelo WhatsApp mesmo após o término da franquia de dados. Estudo feito pela Ericsson e divulgado neste ano mostra que, juntos, o Facebook e o WhatsApp são responsáveis por 41% de todo o volume de tráfego móvel dos celulares brasileiros.
O pacote vale para os usuários pós-pagos da Claro e para os que têm o plano Controle, que variam de R$ 31,90 a R$ 71,90 mensais – há um bônus extra de 300 MB para todos que possuem esse plano e SMS ilimitados para qualquer operadora.
Ligações gratuitas por WhatsApp e outros aplicativos não estão incluídas. O acesso ilimitado vale apenas para as redes sociais.
Concorrência
Nos anúncios feitos pela TIM e Oi, os descontos estão concentrados nos serviços de voz feitos para operadoras concorrentes. A TIM, que fez o anúncio no dia 30 de outubro, extinguiu a tarifa diferenciada para outras operadoras nos seus planos pós e pré-pagos. A Oi comunicou na semana passada que as tarifas para operadoras concorrentes custam R$ 0,30 por minuto, até 80% menos que o cobrado até então.
A decisão tomada por essas duas operadoras tem como reflexo a redução da tarifa de interconexão (VU-M) promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir de fevereiro de 2016, essa tarifa, hoje em R$ 0,16, passará a R$ 0,10. Em 2017, cairá a R$ 0,05. O valor é cobrado nas ligações entre operadoras diferentes.
A crise econômica acelerou o movimento das empresas, uma vez que os usuários buscam reduzir seus custos. As operadoras também querem inibir a troca de chips, que permite ligações mais baratas.
Foco em dados
Em entrevista à Gazeta do Povo, o diretor regional da Claro para Paraná e Santa Catarina, Versione Souza, reforçou que a operadora vai continuar apostando fortemente em dados e descartou que adotará medidas semelhantes às tomadas pela TIM e pela Oi. “Nós estamos muito atentos ao que o mercado está fazendo, mas essa não é uma das nossas prioridades”, resumiu.
Para o executivo, a tendência da receita das teles migrar de voz e SMS para os serviços de dados é “irreversível”. Na regional Paraná e Santa Catarina, a receita de dados cresceu 40% no último ano, enquanto o volume de tráfego aumentou 130% no mesmo período – a diferença decorre justamente do fato da operadora estar apostando em promoções com acesso aos apps e redes mais procuradas sem descontar da franquia.
“Sem dúvida essa nova oferta é muito agressiva e vem sustentar nosso foco em se diferenciar no mercado pela internet. Nossa ideia é que o chip da Claro seja o chip da internet. Já faz quase um ano que somos reconhecidos como a internet móvel de maior velocidade e qualidade, e vamos continuar investindo para manter esse posicionamento”, afirma Souza.