A Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse na noite desta quarta-feira que a economia brasileira não corre o risco de ser 'contaminada' pela inflação. "A inflação não está contaminando toda a nossa economia", disse a ministra em sua palestra no 57º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Santos.
Assim como outros membros da equipe do governo federal, Miriam atribuiu a alta dos preços em 2012 ao choque internacional nos preços de alimentos. Segundo ela, se não fosse esse fator, o IPCA teria fechado o ano de 2012 em 4,7%.
Questionada sobre as preocupações do mercado com a inflação, Miriam Belchior reiterou o discurso oficial do governo de que "o controle da inflação é um compromisso". "É uma análise comum do governo e do mercado, de que a inflação está reduzindo e ficará dentro da banda (da meta oficial de inflação, de até 6,5%)", afirmou.
Em seu discurso aos prefeitos, a ministra lembrou ainda que nos últimos nove anos a inflação se manteve dentro da banda estabelecida pelo Conselho Monetário Internacional (CMN).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast