Imagine fazer uma viagem à Europa e publicar em um mapa todo o trajeto que você fez entre as cidades europeias. Cada ponto turístico visitado está marcado junto com vídeos e fotos que você tirou. O restaurante inesquecível também está lá apontado no mapa, com a descrição do lugar e do prato. O mapa é compartilhado com seus companheiros de viagem, que também adicionam fotos e pontos marcantes para eles.
Com a ferramenta "Meus mapas" do Google Maps é possível criar um mapa desse tipo. Você adiciona pontos, coloca fotos, vídeos ou mesmo pode criar trajetos e marcar uma área sobre o mapa do Google.
O serviço não é tão popular, mas é usado para criar mapas úteis, como o www.maparadar.com (que aponta a localização de radares e lombadas eletrônicas em todo o país, incluindo Curitiba e diversas outras cidades do Paraná) e até o curioso Where in the World is Loira do Banheiro (http://bogotissimo com/mapas/loira.php), que é marcado com locais mal-assombrados.
Criado por José Carlos Silvestre, o site era um projeto do mestrado que ele cursa. "Queria mostrar que o Google Maps pode ser usado para fazer coisas criativas, para mapear coisas que não são usuais", diz Silvestre.
Outra ideia interessante é do fotógrafo e programador Pedro Cury, dono do site de ciclismo www.pedal.com.br. Fã do Google Maps, ele criou um mapa para os usuários marcarem trilhas de bicicleta e outro com lojas de bicicleta pelo país. "É uma ferramenta muito boa, mas ainda é pouco explorada", diz.