A produção industrial de janeiro caiu 12% no Paraná, em comparação com o mesmo mês de 2014, informou nesta terça-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado teve o terceiro pior desempenho do país nessa comparação, à frente apenas de Bahia (-12,1%) e Amazonas (-12,4%).
Produção industrial cai em janeiro
A produção industrial brasileira caiu 5,2% em janeiro, na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2014
Leia a matéria completaEm todo o país, houve queda em 11 dos 15 pontos pesquisados – as únicas expansões ocorreram em Espírito Santo (18,2%), Pará (6,4%), Mato Grosso (5,2%) e Pernambuco (3,3%). A média nacional apresentou recuo de 5,2%.
As maiores queda na indústria do Paraná aconteceram nos setores de “fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias” (caminhão-trator para reboques e semirreboques, automóveis e caminhões) (-35,5%), “fabricação de máquinas e equipamentos” (máquinas para colheita e tratores agrícolas) (-32%) e “fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis” (óleos combustíveis, gasolina automotiva, óleo diesel e gás liquefeito de petróleo) (-18,4%). No total, o estado teve queda em 8 das 12 categorias pesquisadas pelo IBGE.
Considerando o mês imediatamente anterior, a produção industrial do Paraná caiu 5,6%, com ajuste sazonal. Nos últimos 12 meses, o índice acumula retração de 6,6%.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast