Aproximadamente 46% dos recursos destinados ao custeio da safra 2007/2008 foram contratados no Paraná. O Banco do Brasil, que começou a fazer os contratos apenas no início de setembro, mantém a meta de terminar o mês com quase a totalidade dos recursos liberados. Dos R$ 310 milhões destinados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no estado, 50% já foram contratados. No caso da agricultura familiar, o dado mais recente do banco é do dia 20, com a marca de 42% liberados de um total de R$ 750 milhões.
Para atender com mais rapidez os produtores, cerca de 40 agências do Banco do Brasil abriram as portas durante os dois últimos sábados. A operação será repetida depois de amanhã. "Dependendo da demanda, vamos abrir mais ou menos unidades, mas quase uma centena estará fazendo expediente interno", disse o gerente de mercado de agronegócios do Banco do Brasil no Paraná, Cezar de Cól.
Segundo Cól, a marca obtida pelo banco é bastante positiva. "Em menos de um mês, considerando os dias do feriado, vamos fazer quase toda a contratação da safra." A expectativa é que pelo menos 80% dos recursos do Pronaf sejam contratados até sábado. O custeio para a agricultura empresarial deve ser integralmente liberado ainda neste mês. "As chuvas desta semana animaram os produtores a iniciar o plantio e a nos procurar", destacou.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller, os dados apresentados pelo Banco do Brasil ainda estão aquém do esperado. "Nossa previsão, junto com outras entidades que atuam com o Pronaf, era de que 90% das verbas de custeio fossem liberadas ainda em setembro." Segundo ele, as lavouras tradicionais das pequenas propriedades, como milho e feijão, principalmente, devem ser semeadas até outubro. "O produtor precisa contratar agora para conseguir apresentar o projeto no banco, comprar os insumos e fazer o plantio dentro do plano de zoneamento agrícola", ressalta. A Fetaep espera que cerca de 170 mil pequenos produtores contratem recursos para esta safra, 13% a mais do que na safra passada.
Prazo
Amanhã vence o prazo para que os produtores paguem a parcela anual do financiamento das três últimas safras. De acordo com Cól, o Banco do Brasil tem cerca de 16 mil operações em aberto no Paraná. Os agricultores precisam procurar o banco e fazer o pagamento ou o refinanciamento.