No esforço para recuperar o status de área livre de febre aftosa, Paraná e Mato Grosso do Sul têm um desafio pela frente: imunizar 100% do rebanho na segunda etapa de vacinação, que começa hoje e segue até o dia 20 em 14 estados e no Distrito Federal. O lançamento da campanha ocorreu ontem, em São Sebastião da Amoreira (Região Norte), na Fazenda Cachoeira, uma das sete propriedades paranaenses decretadas foco da doença pelo Ministério da Agricultura.

CARREGANDO :)

Mais de 50 países ainda mantêm o embargo à carne bovina e suína produzida no Paraná e no Mato Grosso do Sul. André Carioba, proprietário da Cachoeira e presidente da Associação Nacional dos Produtores Bovinos de Corte (ANPBC), avalia que a perda é irrecuperável. "Não houve recuperação econômica e não haverá. São prejuízos consolidados." A Cachoeira irá vacinar 3 mil cabeças.

As restrições foram impostas em outubro de 2005, quando o governo brasileiro comunicou a doença às organizações internacionais de saúde animal. Para pleitear o certificado de área livre novamente, os dois estados tiveram que sacrificar quase 40 mil animais.

Publicidade

Na primeira etapa da campanha, em maio, foram imunizados 97,6% do rebanho no estado, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura (Seab). Agora, a meta é atingir 100% dos animais, que somam mais de 10 milhões de cabeças. A vacinação é obrigatória e o produtor tem até 30 de novembro para comprovar a imunização. Ele deve apresentar a nota fiscal da vacina nas unidades veterinárias ou núcleos regionais da secretaria. Quem não vacinar fica sujeito a multa de R$ 76,45 por animal não vacinado.

Para atingir a meta, os técnicos fazem um trabalho de conscientização em comunidades indígenas, assentamentos, áreas em litígio e propriedades com pequenos rebanhos próximas à zona urbana onde, historicamente, existe resistência à vacinação.

Dia de Mobilização

Em vários municípios do estado, representantes do setor produtivo, técnicos do governo do estado e das prefeituras fazem hoje um lançamento simbólico da campanha. Em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, a Secretaria da Agricultura e a prefeitura local organizam o Dia Estadual de Mobilização para a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Será a partir das 8 horas, na chácara do produtor Luis Meggetto, na localidade de Roça Nova.