O Paraná é o estado com maior número de famílias com dívidas no Brasil. De acordo com uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), o número de famílias com algum tipo de dívida no estado em outubro chegou a 87,5%. O número é maior que a média nacional, que aponta um percentual de 60,2% de famílias nessa situação.
Entre os tipos de dívida considerados na pesquisa estão: cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e imóvel. Entre as famílias com dívidas a pagar, apenas 26% tem parcelas em atraso, de acordo com a pesquisa.
Apesar de ser o primeiro no ranking nacional, o Paraná apresentou uma leve queda no número de famílias endividadas em outubro, em comparação com setembro desse ano. Enquanto no mês passado esse índice era de 88,4%, os novos números apresentam uma redução de 0,9%, chegando a 87,5%. Em comparação com outubro do ano passado, porém, houve um aumento no endividamento de 1,4%.
O cartão de crédito continua como o principal motivo das dívidas dos paranaenses, com 66%, seguido pelo financiamento de veículos com 9,1%, pelo financiamento imobiliário, com 10,4%, e pelos carnês, com 7,3%.
Inadimplentes
No universo dos endividados, 54% dos paranaenses possuem débitos atrasados há mais de 90 dias, o que é caracterizado como inadimplência. O índice é um pouco maior nas famílias com renda de até dez salários mínimos: 55,7%. E nas classes com renda superior a dez salários mínimos, 45,8% estão com dívidas atrasadas há mais de três meses.
A pesquisa realizada pela Fecomércio trata do proporcional da população e não informa números absolutos de paranaenses com dívidas.