O Paraná é o estado com maior número de famílias com dívidas no Brasil. De acordo com uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), o número de famílias com algum tipo de dívida no estado em outubro chegou a 87,5%. O número é maior que a média nacional, que aponta um percentual de 60,2% de famílias nessa situação.
Entre os tipos de dívida considerados na pesquisa estão: cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e imóvel. Entre as famílias com dívidas a pagar, apenas 26% tem parcelas em atraso, de acordo com a pesquisa.
Apesar de ser o primeiro no ranking nacional, o Paraná apresentou uma leve queda no número de famílias endividadas em outubro, em comparação com setembro desse ano. Enquanto no mês passado esse índice era de 88,4%, os novos números apresentam uma redução de 0,9%, chegando a 87,5%. Em comparação com outubro do ano passado, porém, houve um aumento no endividamento de 1,4%.
O cartão de crédito continua como o principal motivo das dívidas dos paranaenses, com 66%, seguido pelo financiamento de veículos com 9,1%, pelo financiamento imobiliário, com 10,4%, e pelos carnês, com 7,3%.
Inadimplentes
No universo dos endividados, 54% dos paranaenses possuem débitos atrasados há mais de 90 dias, o que é caracterizado como inadimplência. O índice é um pouco maior nas famílias com renda de até dez salários mínimos: 55,7%. E nas classes com renda superior a dez salários mínimos, 45,8% estão com dívidas atrasadas há mais de três meses.
A pesquisa realizada pela Fecomércio trata do proporcional da população e não informa números absolutos de paranaenses com dívidas.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast