O crescimento da produção industrial do Paraná nos primeiros cinco meses de 2007 deixou o estado na segunda colocação entre os estados que tiveram melhor índice. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o crescimento acumulado de 8,1%, em comparação com os cinco primeiros meses de 2006, o Paraná fica atrás apenas do Rio Grande do Sul, que teve crescimento de 8,8%.
Por outro lado, a produção industrial no Paraná teve um recuo de 0,7% no mês de maio, comparando com o resultado obtido no mês de abril de 2007. A informação consta na pesquisa mensal divulgada nesta segunda-feira (9) pelo IBGE.
Na comparação direta entre o mês de maio de 2007 com o de 2006, o Paraná teve acréscimo de 4,2% na produção industrial. Nove, das 14 atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram índices positivos. Os setores que se destacaram para a evolução, em comparação com maio de 2006, foram: veículos automotores (12,1%); máquinas e equipamentos (22,2%); e outros produtos químicos (53,5%).
A maior influência negativa veio de edição e impressão (-42,9%), em razão, em grande parte, da queda no setor de livros e brochuras. O que contribuiu para o índice ter o recuo de 0,7% do mês de abril para maio de 2007.
Brasil
No mês de maio, o maior crescimento da produção industrial aconteceu em Goiás, onde a produção das fábricas foi 6,1% maior do que a registrada no mês anterior. Em São Paulo, onde se concentra a maior parte das indústrias do país, o aumento foi de 1,3% taxa igual à média de expansão nacional, conforme informado pelo IBGE na semana passada.