O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, encaminhou ontem para análise do Conselho Estadual do Trabalho, três propostas sobre métodos de reajuste salarial do piso do salário mínimo regional do Paraná, para o ano de 2014.

CARREGANDO :)

A primeira opção encaminhada ao Conselho prevê aumento de 9,19%, referente ao índice de atividade econômica regional - Paraná (IBCR-PR), calculado pelo Banco Central, mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente à média das áreas pesquisadas pelo IBGE.

A segunda opção prevê reajuste de 9,56%, equivalente à média trienal das variações reais do PIB brasileiro considerando os últimos três resultados anuais disponibilizados pelo IBGE mais a variação do INPC referente à média das áreas pesquisadas nacionalmente.

Publicidade

A terceira opção prevê reajuste de 8,97%, equivalente à variação nominal do salário médio de admissão de grandes grupos ocupacionais abrangidos pela política do salário mínimo regional, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, considerando a média de doze meses em comparação à média dos doze meses anteriores.