A pecuária paranaense conseguiu incluir sua primeira fazenda na lista de propriedades habilitadas a exportar carne bovina para a União Européia (UE). A última atualização feita pela Comunidade Européia traz o Sítio Pelisson, localizado no município de Paranavaí, no Noroeste do Paraná, como apto a exportar carne bovina para o bloco europeu, formado por 27 países do continente. A fazenda tem como proprietário o médico e pecuarista Jorge Luiz Pelisson.
Junto com a propriedade paranaense, a lista atualizada da Comunidade Européia indica a entrada de 33 novas fazendas brasileiras que também poderão ter seus animais abatidos para atender o mercado europeu de carne bovina. No total, o Brasil tem agora 329 propriedades habilitadas a exportar para a União Européia. Das 33 novas fazendas, além da representante do Paraná 13 são de Minas Gerais, 10 de Goiás e nove do Mato Grosso. Os Estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul não tiveram novas propriedades incluídas na lista.
Com a atualização, Minas Gerais segue na liderança entre os Estados habilitados, com 174 propriedades cadastradas e aptas a exportar para a Europa. Em segundo lugar está Goiás, com 62 fazendas, seguido pelo Mato Grosso, com 55 fazendas. A lista ainda tem o Rio Grande do Sul, com 18; Espírito Santo, com 16; São Paulo, com três; e o Paraná, com uma fazenda.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast