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Eduardo Balarotti, diretor comercial e de marketing do Balaroti: rede vai inaugurar em Blumenau a sexta unidade catarinense | Wanderson Araujo/ Gazeta do Povo
Eduardo Balarotti, diretor comercial e de marketing do Balaroti: rede vai inaugurar em Blumenau a sexta unidade catarinense| Foto: Wanderson Araujo/ Gazeta do Povo

Alimentação

Rede planeja instalar lanchonetes em contêineres na beira da estrada

Com um fluxo que ultrapassa um milhão de pessoas durante a temporada de verão, Balneário Camboriú foi a cidade escolhida pela Rede Madero em 2010 para iniciar seu processo de expansão para outros estados. De lá para cá, mais duas unidades foram abertas em Joinville e uma está prestes a inaugurar em Florianópolis. Agora, a rede planeja o lançamento de um novo conceito em 2014.

Até julho, deve se materializar o projeto Madero Contêiner, que prevê a instalação de cinco restaurantes montados em contêineres ao longo das BRs 376 e 101, no trecho que liga Curitiba a Florianópolis. Até o final do ano, a rede pretende instalar 26 restaurantes desse modelo em todo o Paraná. "Esses restaurantes servirão apenas lanches e vão ficar na beira da rodovia, porém, próximos de cidades para que os moradores também possam consumir", explica Junior Durski, proprietário da rede.

Somando as 32 unidades existentes no Paraná, São Paulo, Goiânia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e a abertura prevista de 13 novos restaurantes, a rede espera crescer 120% em 2014. Santa Catarina deve manter a participação de 11% no faturamento total da Rede Madero.

Condor

A rede supermercadista Condor está construindo sua primeira loja fora do Paraná e para isso escolheu Santa Catarina. O primeiro hipermercado será inaugurado em Joinville e faz parte de um investimento de R$ 500 milhões previsto para 2014, que inclui a abertura de mais oito lojas em solo paranaense até o final deste ano.

  • Empresa pretende instalar cinco unidades na BR-101

De olho em novos negócios, empresas paranaenses instaladas em Santa Catarina planejam expandir seus investimentos por lá, enquanto outras começam a chegar. Presente no mercado imobiliário de Itajaí (SC) desde 2008, o Grupo Hestia comprou por R$ 46 milhões a empresa Green Village S.A. e assumiu os empreendimentos da companhia em Balneário Camboriú. Com a aquisição, o grupo do Paraná passa a atuar no segmento de condomínios horizontais de luxo, com a construção de casas avaliadas entre R$ 3,8 milhões e R$ 8 milhões, na praia do Estaleirinho.

"Também estamos com investimentos em fase de análise ambiental em Governador Celso Ramos e Palmas do Arvoredo, na região de Florianópolis", detalha Gustavo Selig, presidente do Grupo Hestia. Até o final de 2014, com a consolidação dos investimentos, Santa Catarina deve responder por 50% do faturamento da Hestia. "Desde o início da operação, há dois meses, o Valor Geral de Vendas (VGV) triplicou", diz Selig.

Porta de entrada

A uma hora e meia de Curitiba, Joinville é a porta de entrada para quem decide investir em Santa Catarina. A cidade de 547 mil habitantes também foi a primeira a receber unidades da Pizzaria Baggio e da rede de materiais de construção Balaroti.

"Além de ser a maior cidade de Santa Catarina, Joinville está muito mais próxima de Curitiba do que as principais cidades do interior do Paraná. Isso acabou nos levando para lá em 2003", conta José Antônio Baggio Pereira, proprietário da Baggio. A chegada em Blumenau e Balneário Camboriú ocorreu por meio do sistema de franquia. Neste ano, a Baggio negocia a possibilidade de entrar em Florianópolis e Jaraguá do Sul.

Oito anos depois de abrir sua primeira loja no estado vizinho, o Balaroti vai inaugurar em Blumenau a sexta unidade catarinense.

"Santa Catarina tem um mercado consumidor muito interessante, que desfrutou de um desenvolvimento imobiliário muito grande nos últimos anos. Pela proximidade, que facilitou as questões logísticas, o mercado catarinense foi um caminho natural para a expansão de nossa empresa", avalia Eduardo Balarotti, diretor comercial e de marketing da empresa.

Em 2013, as cinco unidades catarinenses do Balaroti responderam por 25% do faturamento da empresa, que cresceu 10% no ano contra 4,4% na média do setor, de acordo com dados da Associação Nacional dos Varejistas de Materiais de Construção (Anamaco).

Casas

Paranaenses "endinheirados" aplicam no mercado imobiliário O investimento paranaense em Santa Catarina não se restringe a pessoas jurídicas. Moradores do Paraná, principalmente de Curitiba e região, também estão aplicando seu dinheiro em cidades catarinenses. O setor imobiliário – com apartamentos e casas de luxo que ultrapassam facilmente a barreira dos milhões – é o principal destino desses recursos. Junto com esse dinheiro, muitos profissionais que atuam no Paraná estão descendo a Serra. Com escritório em Curitiba, o arquiteto Ivan Wodzinsky tem sido chamado para fazer projetos em cidades como Florianópolis, Itajaí, Brusque e Balneário Camboriú, cidade onde atualmente toca um projeto para um cliente de Curitiba. Segundo Wodzinsky, a procura começou a aumentar há cerca de dois anos. "São pessoas daqui que já conhecem o meu trabalho e me contratam para projetos grandes, em imóveis de 600 a 800 metros quadrados que acabaram de comprar em Santa Catarina", detalha o arquiteto, que ainda prefere trabalhar com fornecedores e mão de obra aqui de Curitiba. "O mercado de lá ainda está amadurecendo", diz.

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