Os dois prêmios Profissionais do Ano 2007 destinados à Região Sul estão nas mãos de agências paranaenses. A premiação, promovida pela Rede Globo, é considerada a mais importante da publicidade televisiva do país e foi entregue na noite de terça-feira, em Florianópolis (SC). Os troféus da 29.ª edição do prêmio vão para a estante da Heads Propaganda, vencedora da categoria Mercado Sul, e para a JWT Curitiba, braço regional da agência paulistana, e agora dona do prêmio de Melhor Campanha Sul 2007.
A JWT, bicampeã do Profissionais, conquistou o prêmio deste ano com a campanha "Família Veloso", desenvolvida para a financeira Losango. "Criamos uma família que, com histórias engraçadas, apresenta os serviços da financeira", conta o diretor de criação da JWT Curitiba, Mário DAndrea. "Usamos uma linguagem divertida e descompromissada para falar com o público de menor renda, que é o da financeira. Mas o comercial faz sucesso com todas as classes porque as pessoas se reconhecem nas situações." Para a campanha foram criados três filmes de televisão e spots de rádio.
DAndrea tem outros quatro Profissionais do Ano, um recebido enquanto ainda trabalhava em São Paulo e outros três com criações da JWT Curitiba. Em 2006 a agência ganhou o prêmio na categoria mercado, com um comercial feito para o serviço telefônico Alô Galera.
Já a Heads comemora o seu primeiro Profissionais do Ano, prêmio que o diretor de criação da agência, Kike Borell, considera o mais importante da publicidade para televisão no Brasil. "Para concorrer, a exigência é que o comercial tenha sido veiculado na Rede Globo. Isso é muito bom, porque elimina as peças fantasmas", diz o diretor, fazendo referência a comerciais criados por algumas agências apenas para disputar prêmios. Por causa disso, não foram vistos pelo público, nem, necessariamente, aprovados pelos clientes, e não provaram viabilidade econômica.
A Heads conquistou o prêmio na categoria Mercado Sul com o comercial "Despedida" que compõe a campanha "Hunter 90" criada para a Sundown Motos. No filme, que foi ao ar durante a Copa do Mundo do ano passado, o personagem central "se despede" do transporte coletivo. "A Hunter 90 é a moto mais barata do país. A idéia era apresentar um sujeito que tinha até uma turma no ônibus e que se despede, porque com o valor que pagava pelas passagens, pode pagar as prestações."
A agência curitibana havia sido finalista do Profissionais do Ano em outras quatro edições, mas foi premiada pela primeira vez esse ano. As duas peças, da Heads e da JWT, haviam sido premiadas pelo Clube de Criação do Paraná (CCP).
A etapa nacional da premiação ocorre no dia 13 de novembro, em São Paulo. A JWT Curitiba concorre com a campanha "Personagens" e e com o filme "Mama", ambas desenvolvidas para o HSBC.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast