O volume de vendas no varejo ampliado do Paraná subiu 11,3% no mês de junho em relação a maio deste ano, conforme dados divulgados na manhã desta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números ampliados incluem oito setores analisados mais dois itens: comercialização de veículos e peças, e materiais de construção.

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O resultado coloca o estado na posição de liderança entre os três estados da região Sul. O Rio Grande do Sul registrou salto de 9,6% no mesmo índice e Santa Catarina teve índice de 8,6%. Entre os 26 estados pesquisados, além do Distrito Federal, o desempenho do varejo paranaense no período ficou na 12ª colocação.

Com o resultado, o Paraná atingiu o acumulado de 13,5% no volume de vendas no varejo no ano. Já nos últimos 12 meses, a compra de produtos do ramo pelos paranaenses somou alta de 11%.

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O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos teve a maior variação positiva no estado, com 22,7% a mais que no mês de maio. Em seguida vêm os artigos de uso pessoal e doméstico (20,1%) e tecidos, vestuário e calçados (12,5%).

Na outra ponta, o Paraná teve quedas expressivas no volume de vendas em dois setores do varejo. Os equipamentos e materiais para escritórios, informática e comunicação regrediram 34,3% em junho, em relação ao mês anterior, com queda de 6,6% no primeiro semestre de 2012. As vendas no segmento de livros, jornais, revistas e papelaria também não foram bem, com encolhimento de 16,2% em relação aos 30 dias anteriores.

Índice nominal

O índice da receita nominal de vendas no comércio varejista de junho, em relação a maio, subiu mais do que o volume de vendas e fechou em 13,7% no Paraná. O desempenho do varejo paranaense neste quesito é o 13º melhor entre todos os estados brasileiros, e o destaque também ficou com artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (22,8%). A queda mais expressiva foi igualmente na divisão de equipamentos e materiais para escritórios, informática e comunicação (-41,2%).

Brasil

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Na média nacional, o crescimento das vendas no varejo ficou em 1,5% em junho, ante maio. Na comparação com junho de 2011, o índice acumula alta de 9,5%. O país acumula alta de 9,1% no volume de vendas no primeiro semestre de 2012 e 7,5% na soma dos últimos 12 meses.

Os estados que apresentaram as maiores altas no volume de vendas no varejo foram Roraima (27,6%), Acre (21,5%), e Mato Grosso do Sul (18,5%). Nenhum estado registrou queda, mas os que menos obtiveram os menores desempenhos foram o Piauí (5,7%) e Sergipe (5,3%).

Pesquisa

A pesquisa é realizada pelo IBGE nas 27 unidades da federação do Brasil. Na composição do índice do comércio varejista estão incluídos os setores de combustíveis e lubrificantes; hiper, supermercaros, produtos alimentícios bebidas e fumo; tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; equipamentos e materiais para escritórios, informática e computação; livros, jornais, revistas e papelaria; outros artigos de uso pessoal e doméstico. Para compor o índice do comércio varejista ampliado, são acrescidos também os setores de veículos, motos, partes e peças; e material de construção.

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