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As vendas reais (com desconto da inflação) do comércio varejista paranaense exibiram incremento de 11,2% em março de 2012 frente a março 2011 – mais que o acréscimo registrado no Brasil como um todo (10,2%). É a segunda melhor performance nas regiões Sul e Sudeste do país, atrás apenas de São Paulo (12%), segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comportamento altamente positivo foi consequência das atividades de móveis e eletrodomésticos (31,2%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (28,6%), artigos de uso pessoal e doméstico (23,9%), hipermercados e supermercados (17,2%), material de construção (14,7%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (13,1%).

Na avaliação acumulada, dos três primeiros meses do ano, o faturamento real cresceu 10,9% no estado – variação, novamente, superior à média nacional, de 7,3%. Os produtos que mais puxaram o resultado foram os móveis e eletrodomésticos (19,7%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (18,4%), material de construção (12,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (11,7%) e hipermercados e supermercados (10,8%).

Segundo o economista e diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, "as estatísticas do mês de março de 2012 atestam a intensificação do dinamismo do comércio varejista paranaense, em resposta às medidas de afrouxamento do crédito, adotadas pelo Banco Central (BC) a partir do segundo semestre de 2011, e, sobretudo, à renovação do vigor do mercado de trabalho regional, comprovada pelas contínuas elevações dos patamares de ocupação e de rendimentos."

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