A Câmara de Comércio França-Brasil, em São Paulo, conta com um posto avançado da Rede de Tecnologia do Paraná (Retec), o primeiro instalado em uma câmara internacional. Operada pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Senai, a Retec oferece informações e soluções de nível técnico ou de gestão para micro, pequenas e médias empresas e também para futuros empreendedores.
O posto, composto por um computador com acesso à internet e operado por dois estagiários bilíngües, funciona desde o fim de agosto na Câmara de Comércio França-Brasil. "Até o fim deste ano, vamos instalar uma unidade da rede também na Câmara de Comércio Alemanha-Brasil", informa o diretor regional do Senai, Carlos Sérgio Asinelli.
Através dos postos avançados, a Retec promove consultas gratuitas atendendo solicitações de informações tecnológicas, bibliográficas e mercadológicas. Além disso, atende também demandas sobre linhas de financiamento voltadas à capacitação tecnológica e gestão empresarial. Além dos postos avançados da Retec, as solicitações podem ser feitas de qualquer computador através do portal www.pr.retec.org.br. Em sua maior parte, as demandas tratam de desenvolvimento e melhoria de processos e de produtos, melhoria de gestão, inovação tecnológica e empreendedorismo.