Apenas quatro dias depois do anúncio da venda da Imobiliária Galvão para a Brasil Brokers, outra imobiliária paranaense foi comprada por um grupo de fora do estado. A Fernandez Mera, terceira maior empresa de intermediação imobiliária do país, com atuação nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, adquiriu 100% da imobiliária curitibana Paraná Brokers, em uma operação de R$ 5 milhões.
Pelo acordo, a gestão da empresa continuará sob responsabilidade do atual diretor-executivo, Luiz Rodrigo Castro Santos, mas a marca local será substituída pela do novo controlador, passando a atuar como Fernandez Mera.
"Os grandes players estão voltando os olhos para Curitiba. A cidade virou uma referência em questão de planejamento e qualidade de vida, criando oportunidades de negócios", diz Santos. Segundo ele, a venda da empresa trará ao mercado local práticas de gestão mais agressivas. "A Fernandez entra com investimento maior, ampliação de equipe, trazendo tecnologia e conhecimento de um mercado competitivo como o de São Paulo, enquanto a Paraná Brokers tem toda a expertise adquirida em sua atuação no mercado local", avalia.
Segundo o vice-presidente de desenvolvimento e expansão da Fernandez Mera, Vinicius Leite, a atuação da empresa deve se concentrar apenas no mercado curitibano. "Dentro do nosso plano de expansão optamos por três capitais: Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Escolhemos Curitiba em função do posicionamento que a cidade tem para o desenvolvimento nos próximos anos. Acreditamos em um desenvolvimento sustentável [do mercado imobiliário local]", aponta.
A Fernandez Mera atua no ramo de incorporação, revenda de imóveis e na área corporativa. Neste ano, a empresa criou uma subsidiária chamada Sol para atuar especificamente no segmento de médio padrão, com imóveis com valor até R$ 250 mil. Leite não descarta operações da Sol em Curitiba, mas diz que a decisão ainda depende de um planejamento. "Em um primeiro momento vamos fazer um desenvolvimento para entender profundamente o mercado curitibano", diz. Segundo ele, o objetivo da empresa é "ser a melhor em todos os segmentos" em que atua. "O preço é um elemento acessório. O importante é atuar com alta qualidade e não alto preço" afirma.
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