• Carregando...

O início do ano que é visto por muitos estudantes como um período para descansar, viajar para praia ou rever os amigos e parentes, pode ser o momento certo para investir no desenvolvimento profissional. Nesta época do ano, a procura por vagas de estágio é menor e a oferta é grande. Só no Paraná, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está oferecendo 1.400 vagas sendo 750 em Curitiba. As oportunidades são para diferentes áreas dos níveis médio, pós-médio e superior.

De acordo com a coordenadora do setor de contratos do CIEE, Silmara Santos, a oferta no início do ano é maior porque muitos estudantes se formam e abrem espaço para novos estagiários nas empresas. Com mais vagas e menos concorrência, fica mais fácil para os candidatos conseguirem começar o ano trabalhando. "Se normalmente nós encaminhamos oito ou dez candidatos para concorrer a uma vaga, nesta época conseguimos de três a cinco", comentou Silmara.

Entre os cursos com mais ofertas para estudantes do nível superior estão Administração, Informática, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Pedagogia, Direito, Sistemas de Informação e Secretariado Executivo. Para o nível técnico, o maior número de vagas ocorre nas áreas de Técnico em Administração e Técnico em Secretariado Executivo. Segundo o CIEE, também existem oportunidades para cursos como Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, mas em menor número.

Para se concorrer às vagas, o estudante precisa ter 16 anos completos, RG e CPF próprios, além de um comprovante de matrícula. Também é recomendável ter conhecimento básico de informática e disponibilidade de horários. O cadastro pode ser feito através do site do CIEE www.cieepr.org.br e, caso seja selecionado, o candidato é comunicado pela organização que realiza uma entrevista.

A coordenadora do CIEE lembrou que a organização oferece cursos gratuitos para capacitação em informática e outras áreas. Ainda segundo ela, os trabalhos realizados no estágio são compatíveis com o período que o estudante está cursando na universidade. "Os empresários já entenderam que o estagiário é um profissional que está aprendendo e não consideram mais a experiência na área como um requisito tão necessário para desempenhar algumas funções", completou.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também oferece vagas para estágio no Paraná. Só em 2010 já foram ofertadas cerca de 150 vagas para diferentes áreas, principalmente relacionadas à indústria. A coordenadora de estágio do IEL, Lucimara do Nascimento, disse que a maioria das ofertas são para estudantes Administração, todas as Engenharias, Economia, Ciências Contábeis, Relações Públicas e Marketing. Para concorrer às vagas, o estudante deve realizar o cadastro pelo site www.ielpr.org.br.Como está ligado diretamente com as indústrias do estado, existem vagas disponíveis no IEL durante o ano todo. "Muita gente pensa que o mercado fica menos aquecido entre janeiro e fevereiro, mas a indústria não para e as oportunidades continuam surgindo", disse Lucimara. Muitos estudantes deixam de procurar estágio nesta época do ano por não acreditarem que existe oferta de vagas. "O estagiário é um aliado importantíssimo das indústrias", completou Lucimara.

Lei de Estágio

Para a coordenadora do CIEE, Silmara Santos, a Lei de Estágio que já está em vigor a mais de um ano trouxe muitos benefícios para os estudantes. Com a definição de regras para cumprimento de carga horária, férias e auxílio transporte, os estagiários passaram a ter mais direitos garantidos por lei. Isso não diminuiu a oferta das empresas. "No início os empresários reduziram as buscar por estagiários, mas 60 dias depois que a lei passou a vigorar já entenderam que os estudantes também tinham seus direitos", explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]