Com a regulamentação da Lei Estadual de Inovação, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, anunciou ontem que vai criar um sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação. O sistema deve funcionar como um portal que vai reunir informações da produção científica das universidades para consulta da iniciativa privada. O anúncio foi feito durante uma reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento em que 12 universidades e entidades de classe apresentaram o que planejam fazer para fomentar a inovação em 2013.

CARREGANDO :)

As entidades que integram o fórum se propuseram a acelerar a implantação do portal, que traria um mapa dinâmico de projetos, eventos e patentes produzidas pelas universidades.

Acesso

Publicidade

O sistema seria acessível a empresas, instituições públicas e privadas. "É preciso começar o ano com uma sinergia entre todos os interessados para que a inovação e o empreendedorismo aconteçam", afirma Filipe Cassapo, gerente de inovação da Fiep e membro do conselho de inovação do Fórum Permanente de Desenvolvimento. O objetivo do sistema é que empresas, entidades e universidades consigam acompanhar em tempo real o que cada um está produzindo de tecnologia e o que pode ser aproveitado.