O nível de emprego formal no Paraná teve, no mês de dezembro de 2009, o pior desempenho entre os estados do Sul do país. De acordo com dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Paraná terminou dezembro com uma queda de -1,59% no saldo de postos de trabalho. Em Santa Catarina houve retração de -1,49%, enquanto no Rio Grande do Sul o índice foi de queda de -0,53%. O recuo no nível de emprego paranaense também foi maior que a média nacional, que ficou em -1,23%.
A Agricultura foi o setor responsável pela maior retração do nível de emprego do Paraná, com queda de -5,78%. Também apresentaram recuos os setores da Construção Civil (-2,92%), Indústria de Transformação (-2,25%) e Serviços (-1,16%).
Na avaliação do Dieese, a queda no saldo de postos de trabalho registrada no Paraná pode ser explicada pelo bom desempenho observado entre os meses de agosto e novembro de 2009, quando houve a geração de 57.635 postos de trabalho: a maior variação para o período desde 1992.
Acumulado do ano
O Paraná fechou 2009 com a criação de 69.084 novas vagas, o que representa um crescimento de 3,23% no nível de emprego. A variação, no entanto, representa uma desaceleração em relação a 2008, quando o índice de novos postos de trabalho foi de 5,69%, com a criação de 110.903 empregos.
Os destaques positivos no acumulado do ano ficaram por conta da Construção Civil (7,63%), Administração Pública (6,12%), Comércio (4,54%) e o setor de Serviços (3,66%). Os piores desempenhos foram registrados na Agropecuária (-3.73%) e Indústria de Transformação (2,13%).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast