Segundo o sócio Fernando Massi, maioria dos franqueados não é dentista: é preciso ter perfil de gestor.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Após crescer 16% em 2015 e fechar o ano com mais de 150 unidades pelo país, a rede de franquias Ortodontic Center reestruturou seu modelo de negócio para dar continuidade ao projeto de expansão da marca. A clínica de consultórios odontológicos fundada em Londrina passou a permitir a entrada de investidores imobiliários e diminuiu o custo da franquia de R$ 500 mil para R$ 77 mil. Com a reestruturação, a expectativa é aumentar o faturamento da rede em 57% e vender mais 28 unidades neste ano.

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Como os maiores custos para montar uma clínica são com aluguel, reforma e compra de equipamentos, os sócios da Ortodontic aderiram ao modelo de franquia por arrendamento para diminuir esses gastos e facilitar a atração de interessados. “É difícil encontrar um investidor que tenha R$ 500 mil disponível para abrir um consultório odontológico”, explica Fernando Massi, um dos fundadores e sócios da empresa.

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R$ 77 mil

é o investimento que o franqueado precisa fazer para gerir uma unidade da Ortodontic por dez anos. Antes da reestruturação e da possibilidade de ingresso do investidor imobiliário, aporte era de R$ 500 mil.

No novo modelo, um investidor imobiliário identificado pela marca custeará a montagem de toda a loja, incluindo reforma e compra de equipamentos. Eles investem cerca de R$ 350 mil no negócio, fecham um contrato de dez anos e passam a receber mensalmente pelo capital investido.

Já o franqueado, que investe R$ 77 mil, entra para gerir a clínica por um tempo de contrato de dez anos. As unidades têm o padrão de 100 m², com quatro cadeiras de dentistas, e são entregues em até 35 dias. Em média, cada estabelecimento fatura R$ 220 mil, com lucratividade estimada em 20%.

Perfil gestor

Apesar de a Ortodontic ser uma clínica, Massi afirma que a maioria dos franqueados não é dentista. Este é justamente o foco da empresa: pessoas com o perfil de gestor para administrar uma clínica odontológica como se gere qualquer empresa. “Quando um dentista vem conversar conosco, pergunto se ele quer ser dentista ou gestor”, diz.

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A necessidade de ter foco na administração surgiu após Massi constatar na pele a dificuldade de levar a vida de empresário e dentista ao mesmo tempo. “A maioria das clínicas é gerida por dentistas, que passam a maior parte do tempo atendendo”, explica. “Não tem como crescer assim”, completa.

A Ortodontic começou em Londrina como uma empresa para gestão de clínicas. Depois de implantar estratégias de tecnologia da informação, marketing, administração e vendas, os sócios estruturaram o negócio para virar uma rede de franquias de consultório odontológico.

Em 2015, a rede faturou R$ 94,5 milhões. Para este ano, a expectativa é inaugurar mais 47 unidades já comercializadas e vender mais 28 novas franquias, principalmente nas cidades de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.