As paranaenses Techresult Soluções em Tecnologia da Informação, de Curitiba, e a Associação da Juventude Defensora da Natureza (Adenam), de Matelândia (Oeste do estado), foram as vencedoras das categorias Micro e Pequena Empresa e Tecnologia Social, respectivamente, da etapa da Região Sul do 11.º Prêmio Finep, concedido pela Financiadora de Estudos e Projetos. Ambas estão credenciadas para a etapa nacional, marcada para o próximo dia 29, no Palácio do Planalto, em Brasília e garantiram crédito de R$ 500 mil para investir em novos projetos. A cerimônia de premiação ocorreu ontem, no centro de convenções do Cietep/Fiep, em Curitiba.
"O prêmio é a forma de fomentar o desenvolvimento e reconhecer o esforço das empresas e os principais projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, além de dar visibilidade. O vencedor de cada categoria ainda recebe recursos, que não são um prêmio para o projeto desenvolvido, mas sim para investir em novos projetos", destaca a coordenadora nacional do prêmio, Vera Marina da Cruz e Silva.
Além das paranaenses, três empresas de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul completam a lista de premiados no Sul (veja lista completa abaixo). As instituições que vencerem a etapa nacional recebem o valor do prêmio em dobro.
Criada em 1989, a ONG Adenam inscreveu o projeto "Água é Vida", que tem como objetivo recuperar nascentes de água em propriedades de pequenos agricultores. Ao longo dos dez anos do projeto, mais de cinco mil nascentes espalhadas pelo Brasil e algumas no Paraguai foram recuperadas. Apesar do regulamento do prêmio permitir apenas a inscrição de projeto com até três anos, o projeto Água é Vida pôde participar devido a sua reestruturação.
"O projeto sempre foi desenvolvido de maneira voluntária, através da ajuda do comércio, que doava os materiais necessários, e o apoio dos técnicos. Agora, o recurso do prêmio será investido para fortalecer e dar continuidade ao trabalho", afirma o secretário executivo da Adenam, Otoniel Barbosa Garcez Junior.
A empresa Techresult foi premiada na categoria Micro e Pequena Empresa por seus processos e estratégias na área da inovação. A entidade foi "incubada" na Universidade Federal do Paraná (UFPR) até ganhar vida própria, em 2003. "Temos algumas ideias e sistemas na área de tecnologia da informação para usar o prêmio", conta o gerente de inovação e fomento da empresa, Thiago Henrique.
Na edição deste ano, o Prêmio Finep teve 885 inscritos, contra 571 do ano passado. O Sul é a região com maior aumento no número de inscrições, de 111% elas saltaram de 106 em 2009 para 224 em 2010.
Além das seis categorias disputadas nas regionais, a etapa nacional terá a premiação Grande Empresa, na qual as inscritas concorrem a R$ 2 milhões em crédito. Nessa fase, o Paraná conta tem quatro representantes: a Dinkhuysen Atividade Desportiva e Cultural Ltda., de Curitiba; a Perkons S.A e a Inquibra Indústria Química Ltda., ambas de Pinhais; e a Prati Donaduzzi Companhia Ltda., de Toledo. Na final nacional, Santa Catarina também tem quatro inscritos e o Rio Grande do Sul, nove.