Apesar de terem trilhado caminho semelhante investir em diferenciação e no fortalecimento da marca as empresas optaram por estratégias diferentes. A Puramania, confecção de mais de 30 anos que criou a marca há nove, aposta todas as fichas na expansão nacional, fazendo seu produto chegar a quase todos os estados por meio de revendedores e de lojas multimarcas. Outra estratégia considerada importante pela direção é o fato de produzir para marcas de São Paulo. Com isso a produção chega a 80 mil peças por mês. Isso significa dizer que ao comprar uma calça Ellus, Zoomp e até Levis, o consumidor pode estar levando um produto paranaense.
A Sexxes, além de ter investido pesado no desenvolvimendo do produto, optou, há dois anos, pelo licenciamento da marca. A produção, hoje em 30 mil peças por mês, foi toda transferida de Curitiba para a cidade de Dois Vizinhos (sudoeste do Paraná). Com o acordo, a produção e comercialização ficam a cargo de um grupo gestor. O design dos produtos ainda é da Sexxes, remunerada de acordo com as vendas dos produtos. "Como nossa base de venda é alta, vale a pena", diz o estilista Júnior Gabardo. O estilista considera natural o deslocamento, já que a produção na capital estava ficando cara demais e a região carece de mão-de-obra especializada.
Mesmo ciente desses problemas a curitibana W.Friends prefere manter a produção mensal de 8 mil peças em São José dos Pinhais, próximo das lojas, todas no centro de Curitiba. Para os proprietários Márcio Mattioli e Maria Clara Mattioli, o segredo do sucesso da marca, criada há 11 anos para ocupar a loja de propriedade da família, foi o estudo de mercado. Maria Clara, hoje estilista, viaja frequentemente para pesquisar tendências para suas peças. A cada 15 dias novos modelos chegam às lojas, e Márcio não pretende colocar as suas peças em lojas multimarcas. "Valorizo as nossas lojas e a nossa marca. Não quero que a calça W.Friends seja vendida fora das nossas lojas já que trabalhamos a identidade dos pontos-de-venda", diz. O desenvolvimento da marca fica a cargo de Maria Clara, que cuida de detalhes como as histórias em quadrinhos nas etiquetas e nas sacolas. (ML)
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast