De olho em um mercado consumidor de 300 mil habitantes e no público que desce a serra durante o verão, investidores planejam inaugurar nos próximos anos dois shoppings centers no Litoral do Paraná, ambos em Paranaguá. Um deles é o Shopping Ilha do Mel, anunciado no ano passado para ser um novo polo comercial da região, com opções de compra, lazer e serviços que incluem cinema, pista de patinação e grandes redes do varejo nacional. Somado ao PolloShop, que anunciou expansão para o litoral ainda em 2013 e deve iniciar a construção em breve, o novo empreendimento movimentará a economia e a força de trabalho do município.
Com 22 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), o Ilha do Mel deve gerar mil empregos diretos em um investimento de R$ 80 milhões dos Grupos DMF e Parati, e da família Possas, dona do terreno destinado ao empreendimento. "O investimento deve beneficiar toda a população da região e ainda ter impacto significativo na geração de renda e empregos em Paranaguá", diz a secretária de Urbanismo de Paranaguá, Aline Dias.
O shopping terá seis lojas âncoras cinco delas estão em fase de pré-contrato , entre elas a Renner. Os demais espaços serão comercializados assim que for expedido o alvará da prefeitura. Segundo o diretor do Grupo DMF, Dirceu Pastre, já existe uma lista de interessados e será dada preferência aos comerciantes locais. "A decisão do investimento foi fruto de muita pesquisa e sua aceitação não surpreende devido ao poder econômico de Paranaguá."
O empreendimento fica no encontro da PR-407 com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, via principal da cidade. "A localização permite fácil acesso dos moradores de Paranaguá, bem como de quem chega das cidades vizinhas, que não precisará ir até o centro", destaca o empresário. "Além de ser um novo polo atrativo, o empreendimento se soma às obras de melhoria da Ecovia e deve impulsionar o crescimento da cidade para a região", completa Aline. O início das obras está previsto para abril deste ano, com inauguração no segundo semestre de 2017.
Documentação
Já o projeto do PolloShop aguarda aprovação da nova documentação exigida pela prefeitura no último semestre para começar a construção. A expansão faz parte de um reposicionamento da marca, que inclui um investimento de R$ 35 milhões na construção da nova unidade e na revitalização do PolloShop do Alto da XV, em Curitiba.
Com cerca de 180 lojas, o empreendimento deve se instalar atrás da estação ferroviária de Paranaguá, no centro da cidade, localização que exigiu alteração no Plano Diretor da cidade, aprovado em abril passado. Ainda não há previsão para o início das obras.