Paranaguá, a cidade mais antiga do estado, tem uma população de mais de 140 mil habitantes e ainda não possui um shopping center. Isso deve mudar no ano que vem, quando o município deve receber o primeiro empreendimento do gênero. O grupo PolloShop deve inaugurar um espaço em 2014. A notícia foi confirmada no mesmo dia em que foi divulgado o Atlas de Shopping, ferramenta de análise do setor feita pelo IBOPE Inteligência. Paranaguá é apontada como uma das dez regiões do país com maior potencial para receber seu primeiro shopping.
O secretário municipal de Urbanismo de Paranaguá, Jorge Abe, confirmou que o grupo PolloShop já tem projeto apresentado junto à Prefeitura. De acordo com o secretário, houve necessidade de adequação no projeto, em função do estacionamento, que estaria fora dos padrões. A obra será feita no mesmo espaço que, antes era ocupado por um supermercado, no centro da cidade. Ainda segundo o secretário, este é o único empreendimento para construção de shopping apresentado na prefeitura.
Por meio de assessoria de imprensa, Ivo Petris, Ceo do Grupo PolloShop afirmou que a empresa está aguardando as últimas liberações por parte da prefeitura. "A previsão é que assim que tivermos tudo liberado iniciemos o quanto antes a construção do shopping", afirmou Ivo por meio de assessoria. O primeiro shopping center de Paranaguá deverá ter cerca de 180 lojas e a previsão é que seja inaugurado no primeiro semestre de 2014.
Paranaguá é 5º no ranking de municípios com potencial para receber shopping
O potencial econômico de Paranaguá, no Litoral do estado, ultrapassa os limites das atividades ligadas ao porto e ao turismo de verão. A pesquisa do IBOPE Inteligência revela que a região do município é 5ª no ranking das regiões brasileiras com o maior potencial para receber, nos próximos anos, um shopping center.
No estudo, foram analisados 138 municípios entre 100 e 350 mil habitantes que não fazem parte das regiões metropolitanas e ainda não possuem shopping centers. Além disso, o levantamento também leva em conta as cidades vizinhas que podem se tornar atração de consumo para o centro comercial. No caso de Paranaguá, a área de atração abrangeria também Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná.
Conforme a pesquisa, os sete municípios paranaenses juntos somam 270.695 mil habitantes e um índice de produtividade igual a 209, sendo que, conforme o Ibope, um indicador acima de 110 pontos sinaliza um mercado carente e com boas condições para receber novos empreendimentos. A demanda de consumo anual para shopping na região de Paranaguá estimada pelo instituto é de aproximadamente R$ 926.497 milhões.
O resultado foi alcançado com base no programa Atlas Shopping, desenvolvido pelo instituto e que fornece informações contínuas sobre o setor desse tipo de estabelecimento em todos os municípios brasileiros e que possui informações suficientes para dimensionar o mercado de shopping em uma região determinada.
Números
O Brasil possui, atualmente, 465 shoppings centers espalhados por todo o território nacional, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No rankig dos estados, o Paraná se encontra em 5º lugar, com um total de 29 centros comerciais. Doze deles estão em Curitiba. Os dados são de julho de 2013.
A previsão do Ibope, a previsão é de que em 2015 existirão 538 shoppings em operação no Brasil. Desses novos shoppings previstos para os próximos anos, 44 seriam inaugurados em 38 municípios que ainda não possuem esse tipo de empreendimento.
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