Os 88 lojistas que vão se instalar na nova área do ParkShopping Barigüi começam nos próximos dias as obras em seus espaços. Eles receberam ontem as chaves das suas lojas, que serão abertas ao público em outubro. O superintendente do Multiplan, Eduardo Novaes, participou do evento e disse que o grupo já estuda novos projetos para o empreendimento, no sentido de torná-lo um espaço "multiuso". No total, o shopping investiu R$ 56 milhões na ampliação."Essa é uma tendência no setor de shoppings. E todos os nossos novos projetos já nascem seguindo esse conceito", diz Novaes. "Ainda é cedo para adiantar o que serão esses investimentos, mas ainda há espaço para um grande crescimento imobiliário na região do ParkShopping e estamos nos preparando para isso", acrescenta. O superintendente cita como exemplo outros empreendimentos da Multiplan no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte que reúnem, ao seu redor, hotel, supermercado e prédios de escritórios e consultórios.
Novaes reconhece que há uma forte concorrência no setor em Curitiba, mas aposta no crescimento da região no entorno do shopping, concentrado principalmente em uma faixa da população com alto poder aquisitivo. "A concorrência estimula a criatividade e demanda um trabalho cada vez mais preocupado com os detalhes. Pode até haver um número elevado de concorrentes, mas nosso foco não está neles, e sim no cliente", completa.
Para o superintendente, o varejo de shopping centers no Brasil vive um excelente momento graças à estabilidade econômica do país e ao aumento do poder aquisitivo e do acesso ao crédito e pouco sentiu da crise econômica que assolou o mundo todo no ano passado. "O setor é o último a entrar e o primeiro a sair das crises. Não paramos de investir em nenhum momento e continuamos a crescer em índices acima de dois dígitos", comemora. O ParkShopping, em especial, registrou em 2009 vendas 8% superiores ao ano anterior; no primeiro trimestre de 2010, segundo Novaes, teve uma expansão de 12%.
Além do ParkShopping Barigüi, a Multiplan inaugura ainda este ano a expansão de outro empreendimento em Belo Horizonte, tem outras cinco nos planos e quatro novos empreendimentos sendo desenvolvidos.
Férias
As férias escolares devem levar uma multidão de pais e filhos aos shopping centers nas próximas semanas. Praticamente todos os grandes empreendimentos de Curitiba estão preparando atividades especiais para as crianças neste período. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) espera um aumento de vendas de cerca de 20% para as operações de praças de alimentação dos empreendimentos. A entidade estima ainda um crescimento de até 15% nas vendas de produtos para viagens, como bolsas e malas e de cerca de 25% entre as agências de viagem.