• Carregando...

A Câmara Alta do Parlamento alemão aprovou nesta sexta-feira (17), por unanimidade o plano de aproximadamente 500 bilhões de euros (US$ 670 bilhões) elaborado pelo governo da Alemanha para restaurar a confiança no sistema financeiro do país e ressuscitar o mercado de empréstimos interbancários. O pacote foi anunciado na última segunda-feira (dia 13), pela chanceler alemã, Angela Merkel.

"Sem diminuir a importância da questão, eu ainda acredito que a Alemanha está em uma posição relativamente robusta em comparação a outros países. Mas isto não significa que não estamos lidando com graves distorções", afirmou o ministro de Finanças alemão, Peer Steinbrueck, em pronunciamento aos parlamentares. "Estas medidas são necessárias para manter um setor financeiro funcional e robusto na Alemanha."

O plano inclui até 400 bilhões de euros em garantias para os bancos e até 80 bilhões de euros em capital disponível. O governo também preparou uma provisão de 20 bilhões de euros para as perdas sofridas por instituições financeiras. A Alemanha afirmou que pode comprar ativos podres, mas que não é obrigada a tomar este tipo de medida, de acordo com os termos do pacote.

A lei requer aprovação presidencial e deve ser sancionada antes da abertura dos mercados na próxima segunda-feira (dia 20).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]