Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise

Parlamento espanhol aprova medidas de austeridade e milhares protestam

Protestos contra os cortes de despesas governamentais têm ocorrido quase diariamente na Espanha | REUTERS/Sergio Perez
Protestos contra os cortes de despesas governamentais têm ocorrido quase diariamente na Espanha (Foto: REUTERS/Sergio Perez)
Manifestante usa máscara com o rosto do primeiro-ministro Mariano Rajoy |

1 de 8

Manifestante usa máscara com o rosto do primeiro-ministro Mariano Rajoy

 |

2 de 8

 |

3 de 8

 |

4 de 8

 |

5 de 8

 |

6 de 8

Bombeiros tiraram a roupa em protesto |

7 de 8

Bombeiros tiraram a roupa em protesto

 |

8 de 8

O Parlamento espanhol aprovou nesta quinta-feira (19) cortes de 65 bilhões de euros a serem implementados no decorrer dos próximos dois anos e meio. Pouco depois da aprovação, milhares de pessoas tomaram as ruas de Madri e de dezenas de outras cidades em protesto contra o pacote.

● SLIDESHOW: Veja as imagens dos protestos na Espanha

O programa de austeridade aprovado pelos legisladores prevê cortes nos salários dos funcionários públicos e a elevação do imposto sobre valor agregado, entre diversas outras medidas. Trata-se do maior corte no orçamento desde o restabelecimento da democracia na Espanha, no fim da década de 1970.

Dos 312 votos contabilizados, 180 deputados votaram a favor, 131 contra. Houve uma abstenção. O primeiro-ministro Mariano Rajoy contou somente com os votos de seu Partido Popular, que dispõe de maioria no Parlamento, para aprovar as impopulares medidas de austeridade, informa o jornal El País.

Protestos contra os cortes de despesas governamentais têm ocorrido quase diariamente na Espanha. Segundo a agência de notícias Reuters, o Parlamento espanhol está praticamente cercado por manifestantes há pelo menos uma semana.

Hoje, milhares de pessoas saíram às ruas de Madri em protesto contra as medidas de austeridade aprovadas mais cedo pelo governo. Organizações sindicais convocaram manifestações em mais de 80 cidades espanholas, reunindo trabalhadores e artistas para ruidosos protestos contra o governo. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Protestos na Espanha

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.