Com definição de seleções, operadoras abrem mão de reservas| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

As passagens aéreas para o período da Copa do Mundo devem ficar mais baratas nos próximos dias, após o sorteio dos oito grupos da competição, realizado na sexta-feira. "As operadoras de turismo, que haviam bloqueado assentos, vão começar a desfazer a reserva, porque agora sabem que seleções vão jogar em que cidades", disse o presidente da Abear (Associação das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz.

CARREGANDO :)

Ele explica que, temendo ficar sem assentos disponíveis, as operadoras bloquearam de três a quatro vezes mais do que precisavam. "Os voos que estavam com 70% de ocupação ficarão com 20%. Passagens que custavam R$ 500 hoje vão custar R$ 200 nos próximos dias". Sanovicz diz que ainda é difícil apontar quais os destinos mais concorridos. No entanto, assegura que a demanda será menor do que em dias normais: "Nossas pesquisas mostram que o número de passageiros é menor. Há voos para todos".

Malhas

Publicidade

As passagens que ficarão mais baratas pertencem à malha atual. A Anac (Agência Nacional de Aviação) informou na última semana que as companhias aéreas têm até o dia 20 de dezembro para apresentar à agência suas propostas de malhas áreas para a Copa. Nelas, podem solicitar a alteração ou inclusão de horários de voos.

A redefinição da malha é necessária nesse período para atender à demanda específica do evento. Após as empresas submeterem suas propostas para o período da competição, as solicitações serão analisadas pela Anac, que divulgará o resultado final até o dia 15 de janeiro de 2014.