Tendências de moda, como todos sabem, vão e voltam de acordo com a imaginação dos estilistas e as regras do mundo fashion globalizado. As garotas mais ligadas no assunto sabem que revirar as gavetas da mãe e da avó e buscar roupas em brechós são atitudes espertas: agora mesmo, estão em pauta as saias bem femininas e a cintura alta, marcada por cintos largos - um visual que foi dos anos 50 e volta e meia é resgatado pelas grifes.
Cada vez mais, no entanto, os designers se inspiram na moda que vêm das ruas e nos looks das jovens tribos urbanas, criando uma via de duas mãos: o que vai para a passarela é o que se vê nas ruas das grandes metrópoles do planeta, e vice-versa.
Um bom exemplo é a boina de lã que já foi "do vovô". Em diferentes versões, ela vem sendo usada há pelo menos três estações por gente que dita moda, como a estrela pop Madonna - que por sua vez, buscou inspiração na garotada européia e nas meninas japonesas, sempre na vanguarda quando o assunto é ser fashion.
Em algumas coleções brasileiras de 2005, a boina apareceu ainda tímida, como no modelo de verão rosa-claro mostrado no Crystal Fashion de outubro de 2005. O visual é da Lacoste - tradicional grife francesa, que atualmente é uma das mais antenadas com o mundo fashion moderno.
Agora o acessório volta firme: os looks de inverno 2006 da marca Patachou, da estilista Tereza Santos, são complementados por charmosas boinas, como a exibida pela top curitibana Isabeli Fontana em desfile recente.